Docente do Cesit/UEA defende tese de doutorado sobre tecnologia em distribuição de vídeo

Pesquisa aponta o crescimento do consumo de vídeos na Internet

O Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA celebrou a defesa de tese de doutorado do professor João da Mata Libório Filho ) no dia 10/5,. A pesquisa, intitulada “Distribuição de vídeo na Internet aprimorada por super-resolução baseada em Redes Neurais Adversárias Generativas”, foi orientada pelo Prof. Dr. César Augusto Viana Melo, do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A tese do professor João da Mata aborda um tema de grande relevância na atualidade, sobre o crescente consumo de vídeos na Internet. Estima-se que vídeos representem cerca de 82% de todo o tráfego on-line. Grandes provedores de conteúdo de vídeo, como Netflix, Prime Vídeo e YouTube, utilizam redes de distribuição de conteúdo para replicar seus materiais em locais próximos à audiência, a fim de melhorar a latência e evitar problemas de travamentos. Esses provedores também empregam tecnologia de taxa de bits adaptável, permitindo a codificação de vídeos em diferentes resoluções e taxas de bits, adequadas para diferentes dispositivos.

A pesquisa do professor investigou duas abordagens principais: a redução do volume de dados de vídeos enviados pelas infraestruturas de nuvem, replicando vídeos em versões de baixa resolução entre data centers e servidores distribuídos geograficamente e restaurando-os para alta resolução, usando um modelo de super-resolução; e a otimização da qualidade de experiência dos usuários de aplicativos de streaming de vídeo ao vivo, melhorando a qualidade perceptiva por meio da super-resolução.

Para o professor João da Mata, foi uma satisfação concluir sua jornada de doutorado. Ele destacou os benefícios que sua titulação traz ao Cesit/UEA. “Além de compartilhar os conhecimentos adquiridos com seus alunos, o título de doutorado abre novas oportunidades de pesquisa e colaboração com parceiros para obter recursos que contribuam para financiar pesquisas na universidade. Sem dúvida, o investimento que a UEA faz na formação de seus professores contribui para elevar a qualidade dos seus cursos”, ressaltou.