Aluno da UEA tem pesquisa publicada em revista de destaque nacional

Os resultados obtidos podem contribuir para aprimorar o ensino da língua portuguesa, especialmente no que diz respeito à interpretação de textos

O aluno Tarcísio dos Santos Marinho, formando do curso de Licenciatura em Computação no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (Cesit/UEA), alcançou um marco significativo ao ter seu artigo científico publicado na conceituada revista Peer Review.

A publicação foi classificada com o qualis superior A3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O artigo é o resultado de sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação do Prof. Dr. João da Mata Libório Filho.

A pesquisa de Tarcísio dos Santos Marinho concentrou-se na utilização de mapas conceituais como uma ferramenta didática para o ensino-aprendizagem da interpretação de textos em língua portuguesa. O estudo foi conduzido em uma escola pública de ensino fundamental, localizada no município de Itacoatiara (distante 175 quilômetros de Manaus).

O objetivo principal da pesquisa foi avaliar a eficácia dessa metodologia no ensino da língua portuguesa, buscando promover a aprendizagem significativa por meio da correlação de conceitos apresentados em diferentes tipos de textos.

Os resultados da pesquisa evidenciaram a eficácia dos mapas conceituais como ferramenta didática para o ensino de interpretação de textos em língua portuguesa. Os alunos participantes demonstraram maior engajamento e compreensão dos conteúdos, destacando os benefícios dessa abordagem.

A publicação do artigo de Tarcísio dos Santos Marinho na revista Peer Review, classificada com o qualis superior A3 pela Capes, reconhece a qualidade e relevância de sua pesquisa. Além disso, ressalta o comprometimento do Cesit/UEA em promover a produção científica de excelência e o avanço do conhecimento no campo da Informática na Educação.

Tarcísio expressou sua satisfação com a publicação de seu artigo em uma renomada revista nacional. Ele agradeceu ao professor orientador, João Filho, pelo apoio ao longo de todo o processo de pesquisa. O estudante enfatizou que os resultados obtidos podem contribuir para aprimorar o ensino da língua portuguesa, especialmente no que diz respeito à interpretação de textos. É possível acessar a pesquisa, na íntegra, por meio do link abaixo.

EditalEdital