Na manhã deste sábado (20/5), estudantes e profissionais da área da saúde participaram do III GastroHepato Manaus, no auditório da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), no bairro Cachoeirinha.
As palestras e discussões também ocorrerão no formato híbrido. Dentre os temas abordados, destaque para o diagnóstico e tratamento das doenças inflamatórias intestinais, o novo conceito de neurointestino e, também, as atualizações no tratamento da hemorragia digestiva alta por úlcera.
A médica Cristina Melo, coordenadora do evento e professora da UEA, ressaltou a importância de discutir a temática das doenças do tubo digestivo e do fígado. Quanto mais a gente conhecer e puder divulgar, melhor vamos conseguir tratar e abordar os pacientes no nosso dia a dia com essas doenças tão comuns”, explica.
Mesas-redondas e palestras – A dra. Cristina Melo Rocha fez a aberturado evento. A primeira mesa-redonda teve como moderadores a dra. Márcia Raquel Folhadela (FHAJ/Manaus) e o dr. Sérgio Pessoa (presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia).
As palestras tiveram como moderadores os médicos Leonardo Soares da Silva (Sociedade Amazonense de Gastroenterologia) e Cristina Melo Rocha. Participaram como palestrantes os médicos Ricardo Ferreira (Doença do refluxo gastro-esofágico); Marcus Della Costa (Neuro-intestino); Júlio Baima (Doença inflamatória intestinal); Jesse Bisconsin Torres (Hemorragia digestiva ulcerosa); Sérgio Pessoa (Doença hepática gordurosa metabólica); Giovanni Farias, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (Hepatite B).
Na segunda mesa-redonda do evento, o moderador foi o dr. Wilson Marques Ramos Jr. (HUGV Manaus). Os palestrantes foram Dra. Cristina Melo Rocha; dr. Tiago Cardoso, cirurgião do aparelho digestivo (Colestase extra-hepática); a dra. Karoline Rodrigues, da Ufam/Manaus, (Cuidados paliativos); e a dra. Carla Matos, da Unifesp/SP, (Transplante hepático quando e onde?).
Texto: Carla Yael/Ascom UEA
Fotos: Gerson Freitas/Ascom UEA