Professor da UEA apresenta tese sobre tratamento de sequelas de hanseníase

Após observar pacientes que possuíam ferimentos graves nos pés relacionados por sequelas de hanseníase, o médico ortopedista e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Dr. Francisco Mateus João apresentou, em sua tese de doutorado, no dia 12/5, técnicas para o tratamento dessa doença para a comunidade acadêmica. Esse é o resultado do programa de pós-graduação da UEA em parceria com a Fundação de Medicina Tropical (FMT), em Manaus.

O professor é o primeiro ortopedista que fez doutorado pela universidade e apresentou a tese intitulada “Avaliação e tratamento ortopédico das úlceras plantares crônicas em pacientes com sequelas da hanseníase em uma unidade de saúde na cidade de Manaus”. Essa pesquisa foi feito durante 15 anos com mais de 400 pacientes atendidos com úlcera. Desses, 295 pés foram operados.

“São doenças muito graves. Com o fechamento dessas feridas, a autoestima das pessoas aumenta muito e elas são reintegradas à sociedade. Então, essa técnica que envolve o fechamento desses ferimentos também reintegra os pacientes à família que, muitas vezes, se isola desse paciente”, comenta o professor.

Sobre a tese apresentada – A hanseníase é uma doença presente no Brasil e em outros países do mundo. A falta de tratamento pode resultar em deformidades que resultam em incapacidades físicas. Esse trabalho existe para provar que há uma forma de tratamento das úlceras plantares por meio do desenvolvimento de uma técnica cirúrgica que tira o fator que impede a cicatrização da ferida. Além de envolver em seu processo de tratamento o uso de palmilhas e calçados adequados para que as úlceras não voltem.

Texto: Yandra Negreiros / Ascom UEA