Visando desenvolver a política estadual de incentivo ao aproveitamento de fontes renováveis de energias e eficiência energética, foi realizada, no último dia 4/5, a segunda reunião do Conselho Estadual de Energia do Amazonas (CEE), que contou com participação de professores coordenadores do Laboratório de Sistemas Embarcados do Centro de Tecnologia e Inovação (LSE/ HUB).
O objetivo do evento foi aprovar o novo regimento interno que norteará as ações do conselho e criará câmaras técnicas responsáveis pelo estudo do marco energético do Amazonas. A reunião foi organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), e contou com representantes de diversos segmentos.
Segundo o secretário executivo da Semep, Marco Antônio Vilela, o marco energético do Amazonas representa um grande passo para implementar políticas de aprimoramento da eficiência energética, além da criação de oportunidades de negócio neste segmento. Damos especial importância à transparência de todos os atos do governo. O regimento do conselho será público. O Conselho já é da sociedade, por isso tem representantes de todos os segmentos, ressalta o secretário.
Os representantes da UEA, no conselho, foram os professores doutores Raimundo Cláudio Gomes, coordenador do LSE, e Israel Torné, coordenador de projetos de pesquisa e desenvolvimento do laboratório. Eles ofereceram, ao conselho, suas competências em identificar e implementar tecnologias capazes de gerar energia aqui no estado e geração de renda a partir da utilização e venda de combustíveis de transição, abundantes na região.
O Amazonas é o maior estado dentro do chamado Sistema Isolado de Energia. Conhecemos de perto nossa realidade territorial e climática e, por conta disso, sabemos quais iniciativas seriam viáveis do ponto de vista da geração de energia, levando em consideração as peculiaridades do nosso estado, comenta o Prof. Dr. Raimundo Claúdio.
O regimento interno será publicado no endereço https://www.sedecti.am.gov.br/ após inclusão das contribuições das entidades que integram o colegiado.
Texto: Yandra Negreiros/ Ascom UEA