Editora UEA publica relatório do OPP sobre índices educacionais no Amazonas

O estudo é coordenado pelo Prof. Dr. Elton Teixeira, da Escola Superior de Ciências Sociais

Apresentar informações sobre os índices educacionais no Estado do Amazonas, utilizando dados governamentais. Esses dados estão no relatório “Monitoramento dos índices educacionais do Estado do Amazonas|2019-2021”, editado pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e organizado pelo Observatório de Políticas Públicas (OPP).

Coordenado pelo Prof. Dr. Elton Teixeira e produzido pelo Grupo de Trabalho em Educação, composto por professores, alunos e ex-alunos da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), o foco do monitoramento está na taxa de distorção idade-série, que é uma variável que afeta o nível de escolaridade da população amazonense. A taxa de distorção idade-série refere-se à diferença entre a idade do aluno e a série em que ele está matriculado, ou seja, indica se o aluno está adiantado ou atrasado em relação à sua série adequada.

Pandemia da Covid-19

O relatório também aborda o impacto da pandemia da Covid-19 na educação, destacando as medidas tomadas pelo governo em relação à suspensão das aulas presenciais e a adoção de aulas não presenciais. Ele levanta questões sobre o uso de recursos tecnológicos e a capacitação dos professores para lidar com essa nova modalidade de ensino, e sugere que pesquisas futuras examinem o rendimento escolar e suas relações com as taxas de distorção idade-série durante esse período.

O estudo utiliza dados disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos -ferramenta do governo para disponibilizar dados e informações públicas. O relatório busca promover a transparência, a análise crítica das políticas públicas e a reflexão sobre a efetividade das políticas educacionais no Estado do Amazonas.

É possível conferir o relatório, na íntegra, acessando o link abaixo:

EditalEdital