Professora do Cesp/UEA defende tese sobre pedagogia surda

Pesquisa é pioneira na região e contribui para ampliar o conhecimento sobre a inclusão de estudantes surdos na área das Ciências Naturais, especificamente na disciplina de Química

A Prof.ª Dra. Francisca Keila Amoedo, do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA), realizou, nesta quinta-feira (31/5), a defesa de tese intitulada “Por uma pedagogia surda: narrativas de licenciandos surdos da área das Ciências Naturais-Química”.

A pesquisa tem como objetivo analisar as narrativas pedagógicas de licenciandos surdos da área das Ciências da Natureza, estabelecendo relações com os pressupostos da pedagogia surda. “Não é pertinente tratar licenciandos surdos como meros informantes de dados, uma vez que eles têm experiências de vida que podem potencializar a produção de pesquisas realizadas em colaboração, notadamente quando se trata da educação que interessa ao povo surdo”, destacou a professora.

O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dra. Tânia Maria de Lima e a banca examinadora foi composta pelos professores e especialistas da área, Dr. Adriano Gianotto, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Ufms); Dr. Fábio Mariani, do Instituto Federal de Mato Grosso (Ifmt); Dr. Amarildo Gonzaga, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Dr. Áttico Inácio Chassot, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec); Dra. Cleusa Oliveira de Araújo (UEA) e Dr. Rainiomar Fonseca (UEA).

A pesquisa realizada pela professora é pioneira na região e contribui para ampliar o conhecimento sobre a inclusão de estudantes surdos na área das Ciências Naturais, especificamente na disciplina de Química. “Espera-se que os resultados obtidos por meio desse estudo possam subsidiar a implementação de políticas educacionais mais inclusivas e acessíveis, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades no ambiente acadêmico”, ressaltou.

Durante a apresentação, foram destacados que dados preliminares indicam que no Cesp/UEA há avanços no campo das políticas de inclusão de surdos, especialmente em cursos de licenciatura. A pesquisa desenvolvida é um marco para a comunidade acadêmica da UEA e em geral, demonstrando o compromisso da instituição em promover a igualdade e a diversidade no ensino superior.

EditalEdital