Relatoria da 9ª Conferência de Saúde do Amazonas é produzida por professores da UEA

O evento, que foi realizado de 29 a 31/5, também contou com a teletransmissão do Centro de Mídias da UEA para 62 Municípios e cinco aldeias indígenas

Os professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) serão os responsáveis por organizar a relatoria da 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas (9ª CoES). O evento, que foi realizado de 29 a 31/5, também contou com a teletransmissão do Centro de Mídias da UEA para 62 municípios e cinco aldeias indígenas.

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia!”, a 9ª CoES contou com três etapas, sendo divididas em processos de debates, elaboração de ideias, votação e acompanhamento das propostas.

“É um orgulho sermos participantes efetivos da conferência que tem como objetivo delinear os próximos passos da política pública em saúde do estado do Amazonas. Somos gratos por essa oportunidade de a UEA mostrar a sua contribuição (acadêmica, social e política).”, destacou o coordenador da Clínica de Direito LGBTQI+, o Prof. Dr. Denison Aguiar, que esteve na 9ª CoES na condição de observador/relator.

É a primeira vez que toda a relatoria de uma conferência estadual de saúde será realizada pelos professores da UEA. Seremos responsáveis pela relatoria de toda a conferência e fizemos pela primeira vez a teletransmissao, ao vivo, pelo Centro de Mídias da UEA.

“Nas pautas de diretrizes que serão levadas para a Conferência Nacional passaram duas pautas que contemplam a universidade: o aumento das cotas para indígenas e futuros alunos do interior, além do direcionamento da telessaúde aumentando essa fronteira envolvendo a cooperação na saúde pública”, explicou a coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa Assistência em Saúde LGBTQI+ da UEA, professora Dária Neves.

“A conferência é um marco histórico para a UEA na inserção política e social da universidade, pois é um retorno que damos ao Estado do Amazonas”, finalizou o Prof. Dr. Denison Aguiar.

Ainda participaram da 9ª CoES, o coordenador do programa de pós-graduação em Saúde Pública, André Machado; e a professora Edinilza Ribeiro dos Santos; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Darlisom Sousa; além dos alunos da pós-graduação em Saúde Coletiva da UEA.

Sobre a 9ª CoES – A conferência acontece a cada quatro anos, por determinação da lei 8142/90 de 28.12.1990, e é considerada o maior evento de expressão do controle social na área da saúde. Na ocasião, o local vira um espaço democrático e participativo, onde representantes da sociedade civil, profissionais e gestores do sistema de saúde reúnem-se para discutir sobre as questões cruciais relacionadas ao setor da saúde.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

Fotos: Arquivo Pessoal