Docente e egressos do Cest/UEA publicam artigo científico sobre fauna de flebotomíneos

Flebotomíneos são insetos vetores responsáveis pela transmissão de leishmaniose

O artigo “Fauna de flebotomíneos (diptera, psychodidae, phlebotominae) em área de terra firme na Amazônia central”, de autoria do professor do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Estudo Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA), Wilsandrei Cella, foi publicado na revista “Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da Unipar.

O docente e pesquisador do Cest/UEA, Wilsandrei Cella, destaca que a publicação é parte de um projeto intitulado “Fauna de Flebotomíneos em Área de Terra Firme no Médio Solimões, Amazonas, Brasil”, desenvolvido no município de Tefé. “O estudo foi realizado graças as parcerias que mantemos com pesquisadores da Universidade Paranaense e Instituto Leônidas Maria Deane-Fiocruz Amazônia-ILM”, salientou.

O professor complementa que o conhecimento ecológico destes insetos é essencial para auxiliar o poder público, com mais assertividade, nas ações de medidas de precaução, bem como nortear ações educativas em saúde para o interior do estado do Amazonas.

Além do professor da UEA, contribuíram no artigo os egressos da UEA: Daiana Guedes da Costa, Zilmara Guedes da Silva, Juliete Mota Leal e Claudia de Lima Souza. Além dos pesquisadores, Eric Fabrício Marialva, Zilda Cristiani Gazim, Rafael Bernhard e Felipe Arley Costa Pessoa.

O artigo está disponível no link: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/veterinaria

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

EditalEdital