UEA lança 2ª edição especial do “Extensão em Revista – Memórias do Isolamento”

Editorial foi feito por estudantes dos projetos de extensão "Tecendo Diálogos Interculturais" e "Práticas de Leitura e Escrita: o português como L2 para acadêmicos indígenas"

Os projetos de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) “Tecendo diálogos interculturais” e “Práticas de leitura e escrita: o português como L2 para acadêmicos indígenas” lançaram a 2ª edição especial do Extensão em Revista – Memórias do Isolamento.

Os textos, nesta edição, abordam a importância da valorização do português escrito por indígenas, registrando o processo intercultural vivenciado por esses indivíduos em seu cotidiano e na universidade. A revista também inclui, de forma adicional, uma entrevista realizada pelo acadêmico indígena Estélio Munduruku e pelo professor Wellington Dias e Alva Rosa, professora e liderança indígena Tukano.

O editorial está dividido em três seções principais. A primeira é a de “Relatos de experiência”, que reflete sobre as vivências pessoais e coletivas de estudantes (indígenas e não indígenas) e professores da Escola Normal Superior (ENS) e da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) durante o período de isolamento social ao longo do ano de 2020. A segunda seção é intitulada “Recortes” e apresenta fotografias e colagens digitais que registram o cotidiano de resistência em meio à pandemia. Por fim, a terceira seção, chamada “Tradução”, traz três trabalhos nas línguas nheengatu, kubeo e sateré-mawé, com traduções para a língua portuguesa.