Com o objetivo de promover o fortalecimento do turismo sustentável na região, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará, no período de 14 a 16 de junho de 2023, a “Oficina para Condutores de Visitantes em Unidades de Conservação do Mosaico do Baixo Rio Negro”. O evento ocorrerá no município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus).
A atividade é coordenada pelas professoras Susy Simonetti e Glaubécia Teixeira, na companhia das discentes Érica Santos e Giovanna Bessa, do curso de Turismo da UEA, que estarão em Novo Airão colaborando por meio do Projeto de Extensão intitulado “Rede Amazonas de Qualificação: colaboração para a gestão e o ordenamento do turismo”.
A oficina contará com a participação de diversos profissionais e especialistas no campo do turismo e conservação ambiental. Durante os três dias de atividades, serão abordados temas como interpretação ambiental, boas práticas de conduta em unidades de conservação, turismo de base comunitária e gestão sustentável de destinos turísticos.
Essa iniciativa é parte integrante do Projeto Rotas e Pegadas, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) em parceria com a Fundação Vitória Amazônica (FVA), o Instituto Mamirauá, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Já os financiadores do Projeto Rotas e Pegadas são: Fundo Amazônia, Gordon & Betty Moore Foundation e IPÊ/Rede Lira).
Com a realização dessa oficina, a expectativa é que os participantes adquiram conhecimentos e habilidades que permitam aprimorar a qualidade dos serviços turísticos.
Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA