Lamatcom/UEA apresenta pesquisas na Conferência de Políticas Públicas e Ciências de Dados

O evento foi realizado nas cidades de Manaus e Itacoatiara e contou com a participação de especialistas na área.

Membros do Laboratório de Matemática Pura, Aplicada e Computacional (Lamatcom), do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA), participaram da I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciências de Dados do Amazonas, entre os dias 19 e 23 de junho. O evento foi realizado nas cidades de Manaus e Itacoatiara.

A conferência é uma iniciativa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade de Aveiro e contou com a presença de renomados pesquisadores da área. Com o objetivo de valorizar as riquezas e o crescimento das pesquisas científicas locais desenvolvidas no estado, os membros do Lamatcom apresentaram trabalhos produzidos por eles nas áreas de Matemática Pura e Aplicada, Ciências de Dados e Análise Estatística.

Com o artigo intitulado “Simulações de N-Corpos Aplicado ao Estudo da Covid-19”, o coordenador do Lamatcom, Prof. Dr. Edilson de Carvalho Filho, expôs os resultados da sua pesquisa desenvolvida por meio de algoritmos computacionais e análise de dados, voltada às áreas da saúde e educação. O trabalho foi realizado em conjunto com outra pesquisa apresentada, intitulada “Análise da eficiência do modelo SIR quando confrontado com dados reais”, de autoria do aluno Elvis da Silva Rodrigues, do curso de Licenciatura em Matemática e membro do Lamatcom.

Estiveram presentes no evento, ainda, a aluna Cindy Gabrielle Dácio da Mata, que abordou um estudo direcionado a Modelos e Métodos na Ciência Regional, com o tema “Multifractalidade do Níveis do rio Amazonas para a cidade de Tabatinga”; e o aluno Carlos Henrique de Lima, apresentando o trabalho intitulado “Análise numérica e teórica do modelo SIR para Covid-19”.

Para apresentar outras pesquisas e dar apoio técnico ao organizador do evento, o Prof. Dr. Hidelbrando Rodrigues, o professor Oscar Armando Morales e a aluna Anna Azevedo também participaram da conferência. Na quinta-feira (22/6), membros do Lamatcom realizaram a mesa-redonda “Lamatcom e a análise de dados no interior do Amazonas”, em que se discutiu as propostas e pesquisas do laboratório, bem como metas estabelecidas para o crescimento do Lamatcom.