O curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb/UEA), realizou, no período de 5 a 7 de julho, o II Encontro de Ensino de Geografia (EEG), a temática escolhida para esse ano foi Os desafios contemporâneos para o ensino e pesquisa em Geografia. O evento ocorreu no auditório da unidade.
O encontro contou com a participação de docentes da UEA de diferentes campos, representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, representantes do Centro de Atendimento Social (Cras Tabatinga), do Centro Acadêmico de Geografia, alunos egressos e discentes do centro.
Dentro da programação, foram inclusas mesas-redondas, rodas de conversas, minicursos, trabalhos de campo e ações de popularização do curso de Geografia junto ao ensino básico de Tabatinga, o evento marcou um momento importante na discussão sobre questões do ensino no interior do Amazonas, a situação de conflitos e violência nas escolas, além de trazer experiências de pesquisa na região e a trajetória seguida pelos alunos egressos do curso.
O evento se tornou-se um importante espaço de debates e de integração entre os participantes, com destaque para reunião dos cursos de Geografia do interior do Estado, somando iniciativas de melhorias e desenvolvimento da educação na região.
A programação teve a participação do Prof. Dr. Davy Rabelo, do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), da Prof.ª Dra. Carmem Sacaúna, Prof.ª Tatiana Barbosa, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) e do Prof. Me. Jubrael Mesquita, coordenador do curso de Licenciatura em Geografia do Núcleo de Ensino Superior de Coari (Nesco).
Texto: Paloma Fernandes/ASCOM UEA