Madrigal Amazonas da UEA comemora 20 anos com concertos de Obras Sacras e Poesias

Apresentação ocorrerá dia 12/7, às 19h, na Galeria de Artes do ICBEU Manaus. No dia 25/7, o grupo estará na Paróquia de São Sebastião, após a missa das 18h

Em comemoração aos 20 anos de existência, o Madrigal Amazonas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentará o concerto de Obras Sacras e Poesias. A regência será ministrada pelo Prof. Dr. Adroaldo Cauduro, no dia 12/7, às 19h, na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU Manaus), localizada na avenida Joaquim Nabuco, 1.286, Centro. No dia 25 de julho, o Madrigal Amazonas realizará uma apresentação na missa de coroação em Dó Maior de Mozart KV 317, que será na Paróquia de São Sebastião, localizada na rua 10 de Julho, s/n, Centro, após às 18h.

O Madrigal Amazonas foi criado em 2003, como um projeto de extensão da UEA. Atualmente, a orquestra possui, aproximadamente, 30 pessoas, sendo elas acadêmicos do curso de Música e de outros cursos da universidade e também membros da comunidade externa interessados em adquirir ou aprimorar conhecimentos no canto coral.

O coordenador do Madrigal, Prof. Dr. Adroaldo Cauduro, diz que a orquestra conta com o apoio do Laboratório de Produção Musical (Lapmus/UEA); do ICBEU Manaus para as apresentações; e da VAT para gravação dos vídeos divulgados no YouTube. “Hoje, somos reconhecidos, mundialmente, graças a esse material produzido e divulgado no YouTube. Deixamos disponíveis esses vídeos para que as pessoas possam ter acesso ao nosso trabalho”, ressaltou o maestro.

Todos os espetáculos do Madrigal Amazonas são dirigidos à comunidade, onde são ofertados, regularmente, concertos de repertórios variados, incluindo peças tradicionais do repertório coral além de composições inéditas envolvendo artistas brasileiros e do cenário amazonense. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo são apresentados dentro da universidade e em espaços públicos como o Teatro Amazonas, Igrejas e etc. Além disso, o coral já participou de festivais internacionais. Este mês, os artistas participarão de um festival no Chile.

“Ao longo desses anos desenvolvemos muitas apresentações temáticas, entre elas a do cinema, onde que mesclamos músicas dos filmes de todos os tempos. Fizemos, também, espetáculos de música popular. Além disso, também publiquei um livro intitulado ‘Cantando Poetas das Américas: vozes femininas’ um conjunto de poemas de Maria Dinorah, Astrid Cabral e Emily Dickinson musicados para coro, orquestra de cordas, instrumentistas e cantores solistas”, complementou o Prof. Dr. Adroaldo Cauduro.

Sobre o Madrigal Amazonas – O Madrigal Amazonas da UEA visa proporcionar experiências aos seus membros por meio da prática do canto coral, que visa formar apreciadores musicais dentro da comunidade e difundir um repertório musical variado. Além disso, os participantes exercitam a prática da regência de técnica vocal e acompanhamento ao piano ao longo de ensaios e apresentações.

O maestro ainda ressalta que é um trabalho de muita solidariedade. “A pessoa tem conhecer sua própria voz, depois tem que se ouvir em um contexto de grupo e respeitar as outras vozes e cantar em conjunto. Além de observar a minha regência. Então é um trabalho de cidadania grande, por isso que dura tanto tempo”, finalizou.

Sobre a seleção do grupo – O grupo, composto tanto por cantores bolsistas e voluntários, realiza processo seletivo, anualmente, por meio de audições técnico/artísticas, conforme os editais publicados pela Pró-Reitoria de Extensão em Assuntos Comunitários (Proex/UEA).

Texto: Renata Brito/Ascom UEA