Projeto de Orquestras e Bandas Infantis da UEA encanta público no Teatro Américo Alvarez

A apresentação contou com a participação de 30 crianças e adolescentes, além de oito monitores

O Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis da Universidade do Estado do Amazonas (Probijam/UEA) realizou apresentação, nesta quarta-feira (19/7), no Teatro Américo Alvarez, localizado na avenida Ramos Ferreira, 1.572, Centro. O concerto marcou o reinício de atividades no teatro após a administração do espaço ter sido transferida, integralmente, para a universidade.

A apresentação foi aberta ao público e contou com a participação de 30 crianças e adolescentes e oito monitores tocando instrumentos como violino, piano, trompete, trombone e eufônio.

O coordenador do Probijam e pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Me. Fábio Carmo, explica que o projeto serve como uma plataforma para que jovens talentos possam desenvolver o conhecimento musical e artístico.

“O que buscamos com o projeto é que a música contribua para o desenvolvimento da criança. A cada apresentação, é o momento de mostrar o que ensaiamos ao longo do semestre. É um projeto muito gratificante”, comentou.

O professor reafirmou, ainda, que o Teatro Américo Alvarez será muito bem utilizado pela universidade, especialmente pela Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA).

“Esse é um lugar que vem agregar, ainda mais, para os nossos projetos. Um espaço que traz oportunidade de apresentações artísticas e de disciplinas pedagógicas. Essa foi, com certeza, uma grande conquista da gestão superior da UEA”, completou.

Aos nove anos de idade, Rosamaria Correia participou da apresentação tocando violino, e esteve acompanhada pela mãe, Greicy Correia. “Minha filha iniciou no projeto com apenas cinco anos. Vi a divulgação da UEA sobre a iniciativa e logo tive o desejo de inscrevê-la. Fico muito feliz porque ela está aprendendo com o pensamento voltado para a arte e música, e isso é muito importante para o desenvolvimento das crianças”, disse a responsável.