Cesp/UEA promove diálogo sobre o papel dos partidos políticos no Brasil

O primeiro encontro está marcado para o dia 21 de julho 2023

O Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA) promoverá uma série de encontros para discutir o tema “Os partidos políticos na definição das políticas públicas no Brasil”. A iniciativa, liderada pela turma do 3° período de Pedagogia, em parceria com o professor Eliseu Souza, busca expandir o debate além dos muros da universidade e envolver a comunidade local.

O primeiro encontro está marcado para o dia 21 de julho, das 19h às 21h, e será realizado no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

A abertura do evento tem o objetivo de apresentar o funcionamento do legislativo, já que o foco das eleições muitas vezes, se concentra no Poder Executivo. A proposta é discutir com os eleitores uma mudança de mentalidade em relação ao papel dos partidos políticos na formulação das políticas públicas.

Durante o encontro, serão apresentados os 31 partidos políticos brasileiros registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também serão abordados os nomes dos deputados e senadores que compõem o Congresso Nacional, assim como os deputados estaduais do Amazonas. Além disso, serão destacados os 13 vereadores de Parintins. O foco central das discussões será a influência dos partidos políticos e dos políticos eleitos na definição das políticas públicas de Educação, tanto no ensino básico quanto no ensino superior. Haverá espaço reservado para perguntas e respostas com a comunidade.