Acadêmicos finalistas do curso de Matemática do Núcleo de Ensino Superior de Ipixuna da Universidade do Estado do Amazonas (Nesipix/UEA) realizaram, no período de 31/7 a 4/8, a segunda edição da Oficina de Matemática na modalidade de Olimpíadas de Jogos Matemáticos. O evento tem por objetivo fazer uso das metodologias aplicadas pelos alunos nos estágios supervisionados.
As atividades no período de estágio foram realizadas para desenvolver habilidades e competências propostas para alunos dos do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental. O evento, por meio dos jogos matemáticos, estimulou a interação, troca de ideias e conhecimentos entre estudantes e os acadêmicos do curso.
A professora Kelen Souza diz estar com a sensação de dever cumprido. “O evento apresentou ao munícipio de Ipixuna novos professores de Matemática, com uma formação de excelência. Teve tanto sucesso que, segundo as diretoras das escolas, a oficina vai entrar para o calendário acadêmico como projeto de práticas exitosas e que, agora, quem dará continuidade serão os alunos e futuros professores de Matemática, no próximo ano”, ressaltou.
Sobre as Olimpíadas de Jogos Matemáticos – Os jogos foram divididos por nível escolar: para o 6º ano, Jogo do 31 e Tangram; para o 7º, Dama e Reta numérica; e para o 8º, a Torre de Hanoi e o Geoplano. As eliminatórias de todas as modalidades ocorreram nas escolas estaduais Ipixuna e Armando Mendes, onde para cada modalidade foram premiados com medalhas 1º, 2º e 3º colocados. A Escola Estadual de Ipixuna foi a campeã.
Texto: Renata Brito/Ascom UEA