Equipe Leviatã da UEA participa do Desafio Solar Brasil

Desafio ocorreu no período de 31/7 a 6/8, em Niterói (RJ)

A Equipe Leviatã, composta por acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), participou do Desafio Solar Brasil com a primeira embarcação universitária movida totalmente à energia solar da história do Amazonas. O desafio ocorreu no período de 31/7 a 6/8, em Niterói (RJ).

Giovanna Martins, acadêmica de Engenharia Civil e membro da equipe, explica que o Leviatã foi criado com o objetivo de desenvolver uma embarcação modelo catamarã movida, exclusivamente, à energia solar. “Foram aplicados conhecimentos em forma de energia limpa, a fim de participar do Desafio Solar Brasil. O intuito é apresentar para o Brasil o potencial e a capacidade dos alunos e profissionais da região Norte em utilizar e aproveitar a energia solar”, explicou.

Sobre o Desafio Solar Brasil – O Desafio Solar Brasil é uma competição caracterizada por ser um rally de barcos movidos à energia solar. O desafio visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.