O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques, realizou palestra, na sexta-feira (18/8), na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o tema “Acesso à Justiça: o sistema multiportas como forma de solução adequada de conflitos”. O evento aconteceu no auditório da Escola de Direito (ED/UEA) e reuniu estudantes, docentes, especialistas na área e público externo.
Com o objetivo de atender às turmas de Direito de municípios do interior, a palestra foi transmitida, ao vivo, por meio do canal da UEA no YouTube. O evento foi organizado e idealizado pelo projeto de extensão da ED/UEA “Oficina Escola de Direito: organização e gestão do trabalho monográfico”.
Segundo o ministro, o objetivo da palestra foi, especialmente, esclarecer dúvidas e apontar uma noção prática sobre os temas abordados a alunos em formação do curso de Direito.
“É sempre uma satisfação imensa voltar à minha terra. Poder conversar com aqueles que, quem sabe, um dia estarão no STJ, representando o nosso Amazonas. É muito importante! A intenção é compartilhar conhecimento, também, sobre o papel do Poder Judiciário. Fico muito feliz em poder esclarecer sobre o trabalho da nossa corte”, disse.
O projeto de extensão responsável pela palestra conta com coordenação do Prof. Dr. André de Oliveira Melo e subcoordenação da Prof.ª Dra. Gláucia Ribeiro. Ainda no projeto constam os membros Prof.ª Ma. Vânia Marques Marinho, Prof.ª Dra. Cláudia Martins Pereira, o bolsista Lucas Leal e o voluntário Rian Costa.
No dispositivo de honra da palestra estiveram presentes, ainda, o diretor da ED/UEA, Prof. Dr. Alcian de Souza; o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Ricardo Albuquerque; e o coordenador e a subcoordenadora da Oficina Escola de Direito: Organização e Gestão do Trabalho Monográfico, Prof. Dr. André Melo e Prof.ª Dra. Gláucia Ribeiro, respectivamente.
Sobre o palestrante
Amazonense, natural de Manaus, o ministro Mauro Campbell é graduado em Direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett). Atualmente, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma do STJ. O ministro já atuou como professor e advogado e foi secretário estadual da Justiça, da Segurança Pública e da Controladoria-geral do Estado do Amazonas.