Alunos da EST/UEA têm artigos aceitos para publicação no Congresso de Informática

O evento ocorre entre os dias 6 e 10/11

Docentes e discentes do Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimentos em Tecnologias Educacionais (ThinkTEd Lab) da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) tiveram 14 trabalhos aceitos em dois eventos paralelos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

Também foram aprovados cinco artigos para o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que possui Qualis Capes A3 e nove jogos educacionais no Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (Apps.Edu). O ThinkTEd Lab é coordenado pelas professoras Fernanda Pires e Marcela Pessoa do Núcleo de Computação da EST/UEA.

As publicações na 12ª edição do CBIE envolveram 11 estudantes de Licenciatura em Computação (LiComp), dois estudantes de Sistemas de Informação (SI), além de membros do ThinkTEd Lab que são egressos do curso de LiComp e, atualmente, fazem pós-graduação em Informática na Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE):

– “My Name: desenvolvimento de um conjunto de mecânicas para abordar o Problema da Mochila em um jogo educacional”, de autoria de Lucas Teixeira, Fabrizio Honda, Elaine Oliveira, Douglas Silva, David Fernandes, Marcela Pessoa, Fernanda Pires.

– “Yerê e a Ilha Precisa: Um jogo RPG para a aprendizagem de literatura”, de autoria de Manuela Bastos, Rafaela Melo, João Ricardo Serique Bernardo, Jeniffer Macena, Marcela Pessoa e Fernanda Pires.

– “Variant Scape: um jogo para exercitar conceitos de introdução à lógica de programação”, de autoria de Lucas Sarmento, Fernanda Pires, Marcela Pessoa, Jeniffer Macena, Rafaela Melo.

– “Narrativas e Jogos Digitais: Identificando os Pilares do Pensamento Computacional”, de autoria de Giovanna Lima, José Carlos Duarte, Marcela Pessoa, Fernanda Pires

– “Classificação de tipos de jogador com base na utilização de elementos de uma gamificação baseada em jogos de RPG”, de autoria de Rafaela Melo, Gabriel Haydar, Fernanda Pires, Elaine Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Marcela Pessoa, David Fernandes.

Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (AppsEdu):

– “Cadê minha pizza? Exercitando Matemática e Pensamento Computacional de forma lúdica por meio de grafos”, de autoria de Fabrizio Honda, Fernanda Pires, Marcela Pessoa, Elaine Oliveira.

– “MyName: Um jogo educacional inspirado no problema da mochila”, de autoria de Lucas Teixeira, Cristiana Pedrosa, Fabrizio Honda, Fernanda Pires, Marcela Pessoa.

– “The Island: Calculated Defense – Praticando Operações de Adição e Subtração”, de autoria de Marcelo Brilhante, Cássia Venâncio, Jeniffer Macena, Fabrizio Honda, José Carlos Duarte, Marcela Pessoa, Fernanda Pires.

– “Enigma pirata: um jogo para exercitar Matemática e Pensamento Computacional através da Teoria dos Conjuntos”, de autoria de Raquel Lais Souza¹, João da Silva Queroga, Fabrizio Honda, Fernanda Pires, Marcela Pessoa.

– “Palavras Mágicas: um jogo de plataforma para exercitar a língua portuguesa”, de autoria de Alessandra Corrêa, Handryo Costa, Jeniffer Macena, João Bernardo, Rafaela Melo, Fernanda Pires, Marcela Pessoa.

– “Avalanche Silábica: Um jogo educacional para exercitar encontros vocálicos” de autoria de Cleidiana Alves, Jeniffer Macena, Marcela Pessoa, Fernanda Pires.

– “Yere e a Ilha Precisa: Um jogo RPG para exercitar a aprendizagem de literatura” de autoria de Manuela Bastos, Jeniffer Macena, João Bernardo, Rafaela Melo, Marcela Pessoa, Fernanda Pires.

– “Hello Food: um jogo para exercitar conceitos de programação e Pensamento Computacional” de autoria de Jeniffer Macena¹², Marcela Pessoa, Fernanda Pires.

– “Rabbit Code: Um Jogo Voltado para a Aprendizagem de Matrizes”, de autoria de Izaque Canavarro, Flávia Brenda, João da Silva Queroga, Rafaela Melo, José Carlos Duarte, Marcela Pessoa, Fernanda Pires.

Legendas:

Docentes/discentes do Núcleo de Computação (NUCOMP) da Universidade do Estado do Amazonas – Escola Superior de Tecnologia (UEA-EST).

Docentes/discentes do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Amazonas – Instituto de Computação (UFAM-IComp).

Os trabalhos aceitos no SBIE serão apresentados através de apresentação oral e os do Apps.Edu por meio de pôster/banner/teste de software. As publicações ficarão disponíveis para acesso público através dos Anais do CBIE 2023.

Sobre o evento

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) é um evento nacional que promove e incentiva a troca de experiências entre comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática, na Educação.

Neste ano de 2023, a 12ª edição do CBIE tem como tema “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”. O evento será sediado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul (RS).

O evento ocorrerá no período de 6 a 10/11 e quem tiver interessado pode realizar sua inscrição pelo site: https://cbie.sbc.org.br/2023/inscricoes/.

Texto: Paloma Fernandes/ ASCOM UEA

EditalEdital