Foprop reúne pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, na Reitoria da UEA

A programação ocorreu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu continuidade à programação da reunião anual do Fórum Nacional dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação do Segmento das Universidades Estaduais (Foprop Estaduais), na reitoria da UEA, localizada na av. Djalma Batista, 3578, Flores. O evento reuniu representantes de instituições de ensino superior de todo o país, focando em questões relacionadas à pesquisa e pós-graduação.

Para a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, o evento é uma grande oportunidade para dialogar com outras universidades. “Espero que essa participação renda frutos também para pesquisa e pós-graduação no Amazonas. É uma oportunidade pra dialogar, ouvir as demandas e mostrar um pouco do que que a gente faz nesse estado”, disse.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA e anfitrião do evento, Prof. Dr. Roberto Mubarac, o evento é muito importante para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. “Essa reunião anual do Foprop reforçou o compromisso das universidades estaduais em impulsionar a pesquisa e a pós-graduação no Brasil, especialmente em um momento em que a ciência e a tecnologia desempenham um papel no desenvolvimento da região amazônica e do país como um todo.”

A programação incluiu diversas atividades, como apresentações e troca de experiências entre as instituições estaduais, debates sobre políticas estruturantes e a elaboração da “Carta de Manaus”, um documento que reflete as discussões e propostas discutidas no evento.