Com o objetivo de levar a cultura audiovisual para as escolas da rede municipal de Manaus, o Laboratório de Ensino, Pesquisas e Experiências Transdisciplinares em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (Lepete/UEA) iniciou a “Mostra Sauim de Cinema Itinerante na Escola: contos, fábulas e outras histórias”. Os curtas em animação foram produzidos pelo Projeto de Acesso à Docência.
A coordenadora do Lepete/UEA, Prof.ª Dra. Eglê Wanzeler, diz que a finalidade da Mostra é incentivar as produções audiovisuais no estado do Amazonas. “As fábulas foram adaptadas e roteirizadas para a produção dos audiovisuais na modalidade de animação. As produções nos apresentam, de forma lúdica, temas atuais e do cotidiano, importantes de serem dialogados com os estudantes”, ressalta.
Programação – Os filmes serão exibidos, no mês de setembro, na Escola Municipal Ambientalista Chico Mendes, no dia 13/9; na Escola Municipal Indígena Kanata T-Y Cuia, dia 14/9; na Escola Municipal de Arte e Cultura, dia 29/9; na Escola Municipal Padre Francello, dia 4/10; e na Escola Municipal Argentina Barros, no dia 6/10.
Além disso, durante o mês de agosto, três escolas foram contempladas com a exibição dos curtas, sendo elas: Escola Municipal Prof.ª Dian Kelly do Nascimento Mota; Escola Municipal Profª. Lígia Mesquita Fialho e a Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro.
Para a coordenadora do Lepete/UEA, a Mostra contribui para a formação cultural, crítica e estética dos alunos. “Tem sido bem animador ver as crianças interagindo com os personagens e com as fábulas contadas nas animações, porque, de alguma maneira, elas se identificam essas histórias”, finaliza.
A exibição da Mostra foi aprovada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos (Padev) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA (Proex).
Texto: Renata Brito/Ascom UEA