UEA realiza roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

O evento foi organizado pelas ligas acadêmicas Liase, Lahas-AM, Lasmam, E-Psico e pelo projeto de extensão "IntegraMente", com o apoio da Proex/UEA.

“Prevenção ao Suicídio, se precisar peça ajuda!” foi o tema escolhido para a roda de conversa, evento em alusão ao mês Setembro Amarelo. Foi realizada na quinta-feira (14/9), no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. (ESA/UEA).

A roda de conversa “Prevenção ao Suicídio, se precisar peça ajuda!” contou com a organização da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Amazonas (Liase), da Liga Acadêmica de Humanização da Assistência em Saúde (Lahas-AM), da Liga Acadêmica de Saúde Mental do Amazonas (Lasmam), do Espaço de Atendimento Psicossocial (E-Psico) e do projeto de extensão “IntegraMente”.

Representando o reitor da UEA, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, parabenizou todas as ligas e disse que trabalhar com as ligas no meio acadêmico é entusiasmante. “A gente deseja um excelente evento. E que esse seja o primeiro de muitos para integrar a mente e dizer que podem contar conosco, no espaço da extensão comunitária, em prol da vida e dos processos de viver, não adoecer, ser saudável e ter qualidade de vida.”

A também coordenadora do evento, Prof.ª Dra. Rita de Cássia de Assunção Monteiro, explicou que a Proex achou interessante que o evento, já realizado pela Liase, ocorrece da UEA. “Queríamos que fosse um evento, não só uma apresentação sobre o tema. E, sim, um espaço para que os alunos pudessem se sentir à vontade para discutir, tirar dúvidas, falar suas vivências, as suas experiências, trazer suas questões. Um espaço, efetivamente, de debate e discussão para os alunos, feito pelos alunos”, destacou.

O evento contou com uma Sala Imersiva idealizada pelo projeto de extensão “IntegraMente”. No local, os alunos e visitantes puderam usufruir de um espaço acolhedor, com vídeos explicativos sobre saúde, bem-estar e aromaterapia. O projeto “IntegraMente” tem o objetivo de unir saúde e espiritualidade, além de oferecer serviços de Reiki, Aromaterapia, Meditação, Rodas de Conversa sobre Espiritualidade, e dinâmicas para alunos da ESA durante o semestre letivo.

Participaram, ainda, do evento o diretor da ESA, Prof. Dr. Antônio Eduardo Martinez Palhares; o coordenador de qualidade da ESA, Manoel Luiz Neto; a coordenadora do curso de Enfermagem, Alessandra Silva, e o coordenador do curso de Medicina, Domingos Sávio.

Texto e fotos: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA