Candidatos realizam provas de Habilidades Específicas do Vestibular e SIS da UEA

Provas têm caráter classificatório e eliminatório e foram aplicadas na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat).

Candidatos aos cursos de Música, Dança e Teatro no Vestibular 2023, acesso 2024, e no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizaram, neste domingo (17/9), a prova de Habilidades Específicas, na Escola de Artes e Turismo (Esat), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1728, Praça 14. A etapa, que possui caráter classificatório e eliminatório, terá o resultado divulgado na sexta-feira (22/9).

O reitor da UEA, André Zogahib, destaca que as provas são de extrema importância para identificar o potencial dos candidatos. “Tudo ocorreu tranquilamente no dia de hoje. Os candidatos puderam mostrar suas habilidades e foram avaliados por profissionais capacitados. A Esat é uma escola muito importante para a UEA. Fico feliz em ver o interesse dos inscritos em acessar o ensino superior por meio da nossa universidade”, explicou o reitor.

A prova para os candidatos ao curso de Dança compreendeu avaliações técnico-expressiva e criativa. A candidata Adriane Bamond Reis dos Santos, 17 anos, ressaltou que escolheu o curso porque é uma paixão desde cedo.

“Sempre fiz dança, praticamente a minha vida inteira. Então, não tinha como eu escolher outra coisa, né? E, para a preparação, eu estava fazendo aulas normais, sabe? Diariamente estava treinando os solos e a fluidez”, comentou a candidata.

Já para os candidatos de Música, a Prova de Habilidades consistiu em um teste teórico e um teste prático. A candidata Gabriela Brito de Castro, 16 anos, escolheu o violino como instrumento.

Gabriela afirmou que optou pelo bachaelado em Música por já se identificar com a área, além de ter se preparado para a prova no curso de Teoria Musical Avançado ofertado pela UEA.

“Como eu estudo violino há muitos anos e é realmente uma das coisas que eu mais gosto de fazer, naturalmente eu entendi que seria melhor tentar seguir carreira numa área que eu tenho muito interesse. Então, o violino sempre foi o instrumento principal e o bacharelado será nele”, explicou Gabriela.

E os candidatos ao curso de Teatro que optaram, no ato da inscrição, por uma das modalidades – Bacharelado ou Licenciatura -, foram submetidos a uma apresentação de uma cena individual (prova prática).

Vestibular e SIS

As provas acontecem nos dias 22 de outubro de 2023 para os candidatos do SIS – Acompanhamento I, II e III, e 23 de outubro de 2023 (conhecimentos gerais) e 24 de outubro de 2023 (conhecimentos específicos e redação) para os candidatos do Vestibular. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h50 (horário de Manaus).

FOTOS: Daniel Brito/Ascom UEA