Egressa da UEA é aprovada no mestrado em Educação para a Saúde da Universidade do Porto

O curso escolhido por Paula encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

“Meu principal objetivo com o mestrado é me qualificar para atuar futuramente como docente, além de aprimorar minhas habilidades como pesquisadora”. A afirmação é da egressa Paula Carolina Lobato da Cunha, de 26 anos, do curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ela foi aprovada no mestrado em Educação para a Saúde da Universidade do Porto, em Portugal.

Paula conta que escolheu o curso de Medicina por gostar de pessoas, conhecer suas histórias e acreditar que poderia ter um impacto positivo na vida de quem cuidaria. “Durante a graduação, estive envolvida em diversas atividades, como projetos de extensão, monitorias, PAIC. Inicialmente, achei que iria seguir para a área da Cardiologia, mas depois do Estágio Rural acabei gostando do ambiente de Atenção Primária e decidi fazer Medicina de Família e Comunidade. Me formei em janeiro de 2021, em meio à segunda onda de Covid em Manaus”, explicou.

Em março de 2021, Paula iniciou seu processo de aprendizagem na residência em Medicina de Família e Comunidade, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa). E finalizou em fevereiro de 2023. A egressa de Medicina explicou que o mestrado era uma de suas metas de formação.

“Sempre quis fazer mestrado. Logo que finalizei minha residência médica, já iniciei o processo para adentrar no mestrado – a seleção é por meio de análise curricular. Durante minha residência médica, passei um mês, em 2022, em um estágio de Unidade de Saúde Familiar como chamam a unidade básica de saúde aqui em Portugal. Voltei, terminei a residência e decidi me candidatar ao mestrado”, informou.

O curso escolhido por Paula encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (AAES). Paula afirma que o mestrado deverá ampliar os horizontes acadêmicos pelo processo de troca de experiências enriquecedores.

“O processo do mestrado tem sido ótimo. Me sinto bem recebida pelos outros alunos e docentes. Sou muito grata à UEA e ao programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Esap/Semsa, pois a base de conhecimentos que obtive durante os anos de formação nestas instituições foi extremamente qualificada e me permitiu chegar ao mestrado com as competências adequadas, tornando o processo mais leve”, finalizou.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

Fotos: Arquivo Pessoal