Em Coari, UEA realiza Semana Jurídica que abordará impactos das queimadas na cidade

O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro

Com o objetivo de provocar a formação de uma audiência pública para discutir o problema das queimadas na região, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará, nos dias 29 e 30 de setembro, uma Semana Jurídica com o tema “Quero respirar: um grito de um povo e da natureza”. O evento acontecerá no auditório municipal, localizado no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), e contará com a presença de diversas autoridades convidadas.

Para o Prof. Me. Jefferson Quadros, coordenador da Semana Jurídica, a atividade não se limita à conscientização, mas também enfatiza que as queimadas são consideradas um crime. “É uma oportunidade importante para abordar um problema crítico que afeta a região e buscar maneiras de prevenir e resolver os impactos das queimadas. Em alguns dias, a cidade enfrentou condições insuportáveis devido à neblina decorrente das queimadas, resultando no desenvolvimento de problemas respiratórios em muitos habitantes.”, enfatizou.

Foram estendidos convites ao Ministério Público, ao juiz local, ao chefe do hospital devido aos problemas respiratórios causados por essas queimadas, ao Corpo de Bombeiros e a dois vereadores da Câmara Municipal. Além disso, a presença do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) foi assegurada, visto que esta instituição oferece assistência em extensão rural e ocasionalmente orienta os produtores rurais a adotarem a prática de queimadas no solo para fins de replantio.

No evento de sexta-feira (29/9), a discussão se concentrará nos problemas gerados pelas queimadas, visando a conscientização e busca por soluções.

No sábado (30/9), os alunos do curso de Direito realizarão uma panfletagem no mercado público municipal, com o intuito de conscientizar, principalmente, os produtores rurais que vendem seus produtos na região, sobre os perigos e consequências das queimadas.

É possível se inscrever no evento acessando o link abaixo.

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA

EditalEdital