UEA discute plano nacional de substituição do mercúrio no garimpo da Amazônia

Gestão da UEA reuniu-se com pesquisadores do Nap.Mineração, da Universidade de São Paulo, e com a coordenação do projeto Ochroma, da UEA

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, a vice-reitora Profª. Dra. Kátia Couceiro, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac, reuniram-se, nesta sexta-feira (22/9), com pesquisadores do Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo (NAP.Mineração/USP) e com a coordenação do projeto Ochroma da UEA.

O objetivo da reunião foi discutir sobre as atividades de campo realizadas pelo projeto de Ouro Sem Mercúrio, que em parceria com o Ministério de Minas e Energia buscou, em Manicoré, características socioeconômicas dos garimpeiros para elaboração do plano nacional e implementação do projeto Chroma, que visa substituir o mercúrio na mineração de ouro da Amazônia.

O reitor André Zogahib ressaltou a importância da iniciativa. “Fico muito orgulhoso, não somente como reitor e educador, mas como cidadão, ao ver projetos como esse. Precisamos ter, cada vez mais, atenção com o meio ambiente. Temos a sustentabilidade como uma das nossas prioridades à frente da UEA”, disse.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac, explica que é de extrema importância a participação da UEA nesse processo. “Nós, enquanto universidade, precisamos estar envolvidos para mostrar o potencial das universidades da nossa região no processo de elaboração do plano nacional”, pontuou.

Estiveram presentes na reunião o reitor, Prof.Dr André Zogahib; a vice-reitora da UEA, Profª. Dra. Kátia Couceiro; o coordenador do projeto Ouro Sem Mercúrio, Carlos Henrique Xavier, e a coordenadora do projeto Ochroma, Prof.ª Dra. Marta Regina Pereira, e o chefe de Gabinete da UEA, Prof. Dr. Isaque Sousa.

Sobre o projeto Ouro Sem Mercúrio – O projeto tem como objetivo apoiar, no Brasil, o desenvolvimento do Plano de Ação Nacional para a Mineração Artesanal em Pequena Escala (Mape) de ouro, atendendo a Convenção de Minamata, para reduzir e, se possível, eliminar as emissões e liberações de mercúrio para o ambiente.

Texto: Renata e Daniel Brito/Ascom UEA