Aluno da UEA defende doutorado sobre impactos das mudanças climáticas no rio Madeira

Os principais objetivos da pesquisa foram avaliar como o aumento das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o desmatamento na região Amazônica afetarão o regime hidroclimático do rio Madeira

Nesta terça-feira (29/09), o aluno Leonardo Alves Vergasta, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), defendeu tese de doutorado sobre os impactos das mudanças climáticas e do desmatamento na bacia do rio Madeira, um dos principais afluentes da Amazônia.

O estudo, orientado pelos doutores Francis Wagner Silva Correia (UEA) e Prakki Satyamurty, do Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é resultado de anos de pesquisa e modelagem climática e hidrológica. Os principais objetivos da pesquisa foram avaliar como o aumento das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o desmatamento na região amazônica afetarão o regime hidroclimático do rio Madeira.

De acordo com as simulações realizadas no Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (Labclim) da UEA e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é esperada uma redução na precipitação durante as estações chuvosa e seca. As modelagens indicam que a porção superior da bacia irá se tornar mais úmida, enquanto a porção inferior enfrentará condições mais secas.

Confira o resumo da tese acessando o link abaixo.

EditalEdital