Trabalho da UEA é apresentado no 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) participou, no mês de setembro, do 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), sediado no Rio de Janeiro (RJ). Representando a universidade, estiveram presentes o acadêmico de Engenharia Química Raduan Lima e a professora Fátima Maria da Rocha.

Foram apresentados os resultados da atividade de monitoria realizada no semestre acadêmico de 2022.2 nas disciplinas de Comunicação e Expressão e Português Instrumental. O trabalho intitulado “Wikipédia como estratégia de leitura, escrita e pesquisa em cursos de engenharia na Universidade do Estado do Amazonas”, expôs a necessidade de discutir novas práticas pedagógicas nos cursos de Engenharia, evidenciando como a plataforma se mostra como uma importante fonte de pesquisa ao desenvolver nos alunos a capacidade de síntese de informação, uma apuração detalhadas de fontes e uma escrita mais objetiva e crítica.

Além disso, os resultados mostraram que a forma mais dinâmica de ensino adotada no semestre em questão teve uma ótima recepção por parte dos alunos, os quais se engajaram mais com a proposta aplicada de edição e criação de verbetes a partir de biografias sobre heroínas negras brasileiras, estudadas no Clube de Leitura das Engenharias.

Raduan Lima destaca que participar de um congresso que apresenta e discute novas práticas de ensino foi uma experiência esclarecedora e importante na sua vida acadêmica, além de enfocar novas possibilidades como futuro egresso. “Estar presente em um evento tão importante, que recebeu pessoas de todos os cantos do Brasil, discutindo estratégias de ensino em Engenharia fez com que novos horizontes e novas perspectivas de atuação acadêmica pudessem ser apresentadas a mim”, ressaltou.

Para a professora Fátima Souza, participar de eventos acadêmicos desse porte é uma forma de estreitar laços com docentes de diversas instituições brasileiras e internacionais, promovendo o intercâmbio de ideias e atualização de práticas: “É a primeira vez que participamos de um congresso que se preocupa com a Educação em Engenharia e promove a reflexão sobre o currículo, a docência, pesquisa e extensão, temáticas que podem ser mais discutidas na nossa Escola Superior de Tecnologia, mapeando projetos executados em diferentes unidades da UEA, em distintos municípios do Amazonas”, salientou.

Sobre o evento – A dupla participou de diferentes atividades, como a abertura do espaço de comemoração aos 50 anos da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge); das conferências que discutiram a presença das mulheres nas Engenharias, a avaliação de cursos de graduação e pós-graduação, a importância das competências nas novas formas de ensino; jantar de confraternização; e visitaram os estandes do evento. Na ocasião, conheceram a Prof.ª Dra. Helenice Garcia, atual vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) em Sergipe e integrante do Departamento de Engenharia Química, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), orientando trabalhos na área de operações unitárias e monitoramento da qualidade de recursos hídricos.

Para a professora, o Cobenge foi um momento de integração entre importantes instituições de ensino em Engenharia, áreas correlatas e órgãos que estão diretamente envolvidos com o desenvolvimento do país, como o sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea/Crea/Mútua). “Discutir o ensino em engenharia é discutir as necessidades da nossa sociedade, fomentar a prática real do que a engenharia pode fazer para melhorar as condições de moradia, saneamento básico, preservação ambiental e outros aspectos para o desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

O grupo tem o interesse de trazer as discussões para a UEA a fim de sediar o evento futuramente. No próximo ano, o Cobenge ocorrerá na cidade de Vitória (ES), de 16 a 19 de setembro de 2024.

Site do Cobenge: http://cobenge.educacao.ws/2023/sobre/

Site da Abenge: http://www.abenge.org.br/