Acadêmico da UEA tem trabalho aprovado em 19º Encontro de Extensão, no Ceará

Trabalho tem como tema “A dança como manifestação histórica e cultural de cordões folclóricos no município de Tefé: a ciranda Vila de Ega”

Marcos Alves, acadêmico do curso de Geografia do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA), teve trabalho aprovado no 19º Encontro de Extensão (Enex), no Ceará.

O 19º Enex é um dos maiores eventos de extensão universitária no interior do estado do Ceará, que reúne centenas de extensionistas da Universidade Federal de Cariri (Ufca), de outras instituições e a comunidade em geral. O tema do encontro este ano é: Despertando horizontes, ciências básicas e ações sociais transformadoras”, e acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro.

O objetivo do evento é trocar experiências e divulgar ações extensionistas, com foco na inserção universitária na comunidade caririense e promover uma formação cidadã e institucional mais ampla para os estudantes, com o intuito de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre o trabalho de extensão – O trabalho tem como tema “A dança como manifestação histórica e cultural de cordões folclóricos no município de Tefé: a ciranda Vila de Ega”. Trata-se de um levantamento das atividades dos cordões folclóricos da cidade no que diz respeito aos movimentos sociais históricos, econômicos e culturais da ciranda Vila de Ega.

O projeto tem o objetivo de demonstrar essas manifestações e seus impactos na sociedade. Para a temática do trabalho, foi realizada uma observação das cidades do interior do estado do Amazonas que, por meio do turismo, construíram bases materiais para sua economia desde o surgimento do município de Tefé.