Professores da UEA realizam gravações para o programa Rádio Ciência do Alto Solimões

Programa será lançado na Semana de Ciência e Tecnologia durante o II Workshop Pactas

Professores do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) participaram, entre os dias 2 e 10 de outubro, da gravação de episódios do programa Rádio Ciência do Alto Solimões.

Os episódios produzidos partem de projetos e iniciativas de professores e pesquisadores das instituições de ensino, pesquisa e extensão do Cestb/UEA; do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam/Campus Tabatinga).

O intuito do programa é difundir, atualizar e informar a sociedade da região do Alto Solimões sobre ciência, pesquisa, tecnologia e inovação. Ao todo, serão 24 episódios, concretizando a execução de atividades fomentadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em seus diferentes editais.

Lançamento do programa – O programa Rádio Ciência será lançado na Semana de Ciência e Tecnologia durante o II Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões (Pactas), que acontece no período de 25 a 27 de outubro nas cidades de Tabatinga e Benjamin Constant, contribuindo direta e indiretamente para a difusão dos conhecimentos, relatos de experiências e das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores que vivem e atuam na região do Alto Solimões.

Sobre os episódios – O professor do curso de Letras Arthur Ribeiro aborda a análise do discurso, um campo teórico das ciências da linguagem que demonstra a materialização na língua de saberes históricos e ideológicos que direcionam a uma determinada forma de falar ou interpretar. “Falei sobre alguns conceitos importantes da teoria e também sobre possíveis contribuições dela para o ensino de línguas, que tenho discutido em meus estudos e publicações recentes: ao entender o funcionamento discursivo da linguagem, o professor consegue compreender por que muitos alunos dão respostas imprevistas a exercícios de leitura e escrevem em seus textos palavras que não são próprias, mas derivadas de alguma formação ideológica e discursiva construída historicamente”.

Reginaldo Conceição, professor do curso de Geografia falou sobre o desafio da formação de professores na perspectiva da extensão universitária, que alia a nova cartografia social da Amazônia, a medicina indígena, questões étnico-raciais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No episódio com o professor Jonas Dias, serão apresentados os projetos Sabores sustentáveis na tríplice fronteira: redes, soberania e segurança alimentar do açaí e do mapati; Paneiro de Ciências no Alto Solimões e Paisagens do Alto Solimões – história e cultura em imagens e textos.

Edilson de Carvalho, professor do curso de Matemática e diretor do Cestb/UEA, apresenta algumas das ações que estão sendo desenvolvidas nestes primeiros dois anos de atuação do Laboratório de Matemática Pura, Aplicada e Computacional (Lamatcom), entre os destaques estão a 1ª Olimpíada de Matemática do Alto-Solimões (OMAA) e a 1ª Escola de Verão de Matemática (Evmat).

O curso de Pedagogia contou com a gravação da professora Jocicleia Printes, sobre as ações no ensino, pesquisa e extensão e o processo de formação ao longo das graduações em Pedagogia e Artes Visuais. Já o professor Pedro Rapozo aborda das pesquisas em andamento a partir do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (Nesam).

“Pude dialogar sobre o impacto da produção de dados socioambientais e os desafios para a geração de políticas transfronteiriças. Estas ações visam, para além da qualificação de informações em territórios de povos e comunidades tradicionais, a popularização dos saberes ambientais e a construção de cenários para a melhoria da qualidade de vida da população local a partir das contribuições de estudos produzidos pela Universidade em colaboração com a sociedade civil”, finaliza o professor Pedro Rapozo.