Integrantes do Laboratório de Sistemas Inteligentes da UEA participaram da Campus Party

As palestras e dinâmicas abordaram termas emergentes de Inteligência Artificial

Os docentes Elloá B. Guedes e Carlos Maurício Serodio Figueiredo, do curso de Engenharia da Computação da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) participaram, entre os dias 11 e 15 de outubro, do maior evento de tecnologia e inovação do País, a Campus Party Amazônia 2023.

Os pesquisadores são integrantes do Laboratório de Sistema Inteligentes da UEA (LSI). Eles foram convidados a palestrar para o público sobre os temas emergentes de Inteligência Artificial (IA). Na quinta-feira, dia 12, a Prof.ª Dra. Elloá B. Guedes conduziu a palestra “Inteligência Artificial para Melhorar o Mundo”, onde foi apresentada a evolução das pesquisas em Deep Learning para Visão Computacional, Ela também mostrou diversos trabalhos com desenvolvidos discentes da UEA que colaboraram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) em consonância com a Computação para o Bem.

Na sexta-feira, dia 13, o Prof. Dr. Carlos Maurício Serodio Figueiredo apresentou, no palco TecToy, uma visão sobre os avanços da Inteligência Artificial e projetos recentes que podem apontar para as próximas inovações que podem impactar no campo de pesquisas e na sociedade.

Os discentes dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação do LSI, Giovanna de Souza Teodoro, João Filipe da Silva Brandão e Melinne Diniz de Oliveira, também conduziram atividades hands on para a comunidade do evento. No Workshop Big Bang, realizaram uma introdução à IA Aplicada à Visão Computacional em que demostram métodos, técnicas e tecnologias para detecção de objetos e imagens.

No Hackathon desafio Serpro, as discentes Giovanna Teodoro e Valeria Ribeiro, que fazem parte do LSI, Ramon Paiva, profissional da área e com discente Kaíque Olegar Amaro, aluno de Engenharia de Computação da UEA.

Sobre a participação do LSI no Campus Party Amazônia – “O LSI já possui um papel protagonista na comunidade de tecnologia local,

compartilhando diversos conhecimentos e resultados de pesquisa. O convite espontâneo a seus professores e alunos, e a relevante presença de espectadores nas palestras são prova disso”, finalizou o professor Carlos Maurício.

Acesse os links abaixo disponíveis para conferir a palestra e o material de apoio dos discentes:

Palestra: https://www.youtube.com/watch?v=6I6g6ilcg9Q

Material de apoio: https://bit.ly/cpamazonia-ia.

Texto: Paloma Fernandes/ASCOM UEA