Professores da UEA participam da entrega da proposta do GE “Educação e Povos Indígenas”

O ato ocorreu durante o a 41ª Reunião da ANPEd, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam),

Professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participaram, nesta terça-feira (24/10) da entrega da proposta de criação do Grupo de Estudo Educação e Povos Indígenas para a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Geovana Lunardi.

A entrega contou com estudantes indígenas e das professoras doutoras Ádria Simone Duarte de Souza e Célia Aparecida Bettiol, além do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Mubarac. O ato ocorreu durante o a 41ª Reunião da ANPEd, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac, salientou a importância da criação do GE, pois com quase 50 anos de existência, ainda não tinha um espaço específico para as populações indígenas.

“Apresentar essa carta aqui, criar esse GT na Amazônia, é muito significativo. Estamos no estado com a maior população indígena do Brasil. É a demarcação dos corpos, dos espaços e de ocupar para essas populações, essa luta que tanto tempo foi negada e que por tanto tempo foi destituída”, disse, emocionado.

Painel “Educação Intercultural”

Ainda durante a programação ocorreu o painel “Educação Intercultural: conhecimentos ancestrais e experiências na formação de professores”, sob a coordenação dos professores da UEA Ádria Simone e Célia Bettiol, além de Jonise Nunes Santos, Luciane Cardenes, com mediação do pró-reitor Roberto Mubarac.

A Prof.ª Dra. Ádria Souza explicou que a proposta de pensar um painel que articulasse professores de todo o país visa refletir sobre as experiências e metodologias de pedagogias interculturais de professores desde a Amazônia até o Centro-oeste.

“É a possibilidade de mostrar o quanto a UEA cresceu nos últimos 10 anos. Fomos a primeira universidade a ter o curso de Pedagogia Intercultural Indígena do Brasil, em 2018. E a segunda experiência no Vale do Javari. Então, é mostrar o compromisso que a UEA tem de interiorizar os professores indígenas com foco na escola”, reiterou.

Sobre a 41ª ANPEd

A 41ª Reunião da ANPEd conta com organização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A reunião, considerada o maior evento científico na área da pesquisa e educação do país, iniciou no último domingo (22/10) e segue até sexta-feira (27/10).

A reunião acontece em Manaus, por meio da colaboração entre os Programas de Pós-graduação em Educação da UEA e Ufam. A programação conta com apresentação de trabalhos, oficinas, painéis temáticos, colóquios, conferências, entre outras atividades com pesquisadores de todas as regiões do país e convidados internacionais.

Texto e fotos: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

EditalEditalEditalEdital