UEA leva espaço de literatura e escrita para Unidade Prisional em Tabatinga

Conheça o projeto de extensão "Ubuntu Literário: leitura, literatura e memória"

Com o objetivo de levar literatura e um espaço de formação escrita para internos da Unidade Prisional de Tabatinga, foi criado, pelo Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA), o projeto de extensão “Ubuntu Literário: leitura, literatura e memória”. As atividades iniciaram neste mês de outubro.

A Prof.ª Dra. Gabriela Fernandes explica que o projeto surgiu em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do Cestb/UEA Thiago Gomes, hoje subcoordenador do Ubuntu. O objeto de estudo utilizado foi o programa de Remição pela Leitura da comarca de Tabatinga.

Iniciado em 2021, o programa de remição (perdão oneroso, por meio de algum esforço, como estudo ou trabalho) prevê acesso à leitura pelos internos que podem ter a pena reduzida a cada livro lido. Ao analisar as dificuldades encontradas, especialmente, em questões do universo literário, surgiu a ideia do projeto de extensão que propõe mediar o processo de leitura dos internos, auxiliando-os nas etapas necessárias para a redução da pena.

“Ubuntu é uma filosofia africana que prega a construção a partir de uma coletividade – eu sou, porque nós somos – a ideia é justamente essa: trazer a dimensão humana da educação, arte e literatura para a unidade prisional. Entendendo a literatura como um direito humano que não deve ser furtado de nenhuma pessoa, independente das condições socioculturais. Levar um projeto de arte e educação para uma unidade prisional é uma possibilidade de contribuir com o processo de ressocialização desses internos, e, principalmente, é a oportunidade de transformar esse espaço em um lugar mais humano”, enfatiza a professora Gabriela Fernandes.

Os encontros são quinzenais, onde são realizados círculos de leitura literária e escrita livre e têm previsão de alcançar mais de 50 internos até agosto de 2024. O projeto “Ubuntu Literário” foi um dos contemplados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão Universitária (Padex) conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Além disso, possui parceria direta com a Defensoria Pública do Município de Tabatinga, por meio do defensor público Murilo Breda; com o Juiz da Execução Penal da Comarca de Tabatinga, Edson Rosas Neto; o diretor da Unidade Prisional de Tabatinga, Daniel da Silva Barbosa; e com a Secretaria de Educação Municipal.