Volume 3 de “As Pensadoras”, organizada por professora da UEA, é lançada durante 41ª ANPEd

Livro busca ser uma contribuição para o registro e divulgação das ideias de pensadoras que contribuíram para refletir sobre a situação das mulheres em diferentes âmbitos da sociedade.

O volume III da Coleção “As Pensadoras”, sob a organização da Prof.ª Dra. Rita de Cássia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi lançado nesta terça-feira (24/10). A solenidade ocorreu durante a programação da 41ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

No terceiro volume da Coleção As Pensadoras, o projeto destaca a produção de conhecimento de cinco pensadoras pelos olhos de outras cinco mulheres intelectuais: Silvia Federici (por Anna Laura Maneschy Fadel), Eliane Potiguara (por Bárbara Flores), Ivone Gebara (por Carolina Bezerra Souza), Azoilda Loretto da Trindade (por Gisele Rose) e Elza Freire (por Nima Spigolon).

O livro busca ser uma contribuição para o registro e divulgação das ideias de pensadoras que contribuíram para refletir sobre a situação das mulheres em diferentes âmbitos da sociedade.

A professora Rita de Cássia, responsável pela coleção, ressaltou que “As Pensadoras” é um projeto em nível internacional composto por oito países e responsável por dar visibilidade e reconhecimento a mulheres na história do pensamento social.

“Não queremos inventar uma outra história ou acabar com tudo o que já foi produzido. Esse projeto é para dar essa visibilidade. Então, a coleção vem marcar esse lugar, essa importante necessidade de ocupar o lugar na produção científica no Brasil”, disse.

Rita dá um “spoiler” sobre o quarto volume que será sobre pensadoras da floresta: “São mulheres que têm uma presença forte no Brasil. E poucas são citadas, como Marcia Kabemba e Eliane Potiguara, que são pensadoras indígenas e estão produzindo conhecimento sobre o que é a floresta”.

Como adquirir a obra – O terceiro volumes da coleção “As Pensadoras” pode ser adquirido no site do projeto, ao preço especial de R$ 58,50. Link: https://aspensadoras.com.br/plataforma/livros/as-pensadoras-vol-3/

Texto e fotos: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

EditalEdital