ED/UEA recebe juiz Yuji Iwasawa da Corte Internacional de Justiça para ministrar palestras

A palestra especial "Enforcement of Internacional Law, da Cátedra Fujita-Ninomiya, tem sido realizada em diversas universidades do mundo

Em parceria com a Cátedra Fujita-Ninomiya, a Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (ED/UEA) receberá, na próxima sexta-feira (27/10), o juiz Yuji Iwasama, da Corte Internacional de Justiça (CIJ). O objetivo da visita é conceder a palestra “Enforcement of International Law”.

O evento ocorrerá às 18h, no auditório da Escola de Direito da UEA, localizada na avenida Major Gabriel, 767, Centro. A Cátedra Fujita-Ninomiya é parte integrante do Programa de Estudo do Desenvolvimento Japonês da Japan International Cooperation Agency (Jica). No Brasil, a Jica estabeleceu três Cátedras com instituições de ensino superior. Em 2022, foi estabelecida a segunda Cátedra brasileira, no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Direito (PPGD) e no setor de Japonês do Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Ainda no mesmo ano, foi instituída a terceira Cátedra na Universidade de Brasília (UnB), especificamente no Núcleo de Estudos Asiáticos (Neasia).

Sobre Yuji Iwasawa

O japonês Yuji Iwasawa foi eleito juiz da CIJ em 2018 e reeleito em 2021. É membro titular do Institut du Droit International (IDI). Antes do atual cargo, foi professor de Direito Internacional na Faculdade de Direito da Universidade de Tóquio e, também, do Departamento de Relações Internacional na Faculdade de Direito da Universidade da Cidade de Osaka. Ainda presidiu o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). É graduado em Direito pela Universidade de Tóquio, Mestre na faculdade de Direito da Universidade de Harvard e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Virgínia.

Texto: Paloma Fernandes/ASCOM UEA