UEA inaugura Laboratório de Informática e Sala de Videoconferência na ENS

A inauguração ocorreu nesta terça-feira (31/10)

Nesta terça-feira (31/10), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, na Escola Normal Superior (ENS), um Laboratório de Informática e uma Sala de Reuniões por Videoconferência.

O Laboratório de Informática atenderá todos os cursos de graduação e pós-graduação da ENS, incluindo Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia. São 19 máquinas disponíveis, com duas posições adaptadas para receber cadeirantes.

A Sala de Videoconferência será utilizada, prioritariamente, para avaliações externas do Conselho Estadual de Educação, reuniões do conselho acadêmico e bancas de defesa de mestrado e doutorado. Além disso, a sala estará à disposição dos docentes da ENS para uso mediante reserva prévia. Ambos os espaços foram equipados com forro de gesso, iluminação 100% LED, pintura, piso vinílico, além de nova elétrica e rede lógica.

A reitora em exercício da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, destacou a importância dos novos espaços para o desenvolvimento acadêmico e a qualidade do ensino. “A inauguração do Laboratório de Informática e da Sala de Videoconferência é mais um grande passo para a melhoria da infraestrutura da nossa universidade. Com esses novos espaços, pretendemos oferecer aos nossos alunos e professores as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos, além de proporcionar um ambiente adequado para a realização de videoconferências e reuniões”, afirmou.

O diretor da ENS, Prof. Dr. Otávio Rios, também ressaltou a importância da iniciativa. “Esses novos espaços vão beneficiar não só os alunos e docentes da ENS, mas toda a comunidade acadêmica. A Sala de Videoconferência, por exemplo, facilitará a realização de bancas de defesa de mestrado e doutorado, permitindo que os alunos possam defender seus trabalhos mesmo a distância. Isso é um avanço para a nossa instituição”, afirmou.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do diretor da Agência de Inovação (Agin), Prof. Dr. Antônio Mesquita, e do pró-reitor de Graduação, Prof. Ma. Fábio Carmo.