UEA realiza aula magna do curso de Capacitação Profissional em Tecnologia da Informação

O evento ocorreu no dia 28 de outubro de 2023

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoveu, no último dia 28 de outubro, a aula magna do curso de Capacitação Técnica Profissional pós-médio em Tecnologia da Informação com foco na Indústria 4.0. O evento teve início às 9h, no auditório da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST/UEA), localizado na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro.

A reitora em exercício Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, ressaltou o compromisso da universidade com a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “A UEA tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável do Amazonas por meio da formação de profissionais competentes e éticos. Este curso é mais um passo nesse sentido, pois prepara os alunos para atuarem em um setor estratégico para o nosso estado”, afirmou.

A coordenadora do curso, a Prof.ª Dra. Andreza Bastos Mourão, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento tecnológico da região. “Este curso é uma oportunidade para os profissionais da área de Tecnologia da Informação se atualizarem e se prepararem para os desafios da Indústria 4.0. Com isso, esperamos fortalecer o setor industrial do Amazonas e contribuir para o crescimento econômico do estado”, disse a professora.

A aula magna contou com a presença do coordenador da Agência de Inovação (Agin), Prof. Dr. Antônio Mesquita, que também destacou a importância, para o curso, da parceria entre a UEA e a empresa Jabil Industrial do Brasil Ltda. “É uma parceria que só tem a dar bons frutos, principalmente na área da tecnologia”, destacou.

Além disso, o evento contou com a presença do diretor da EST, Prof. Dr. Jucimar Maia Jr., e a coordenadora de qualidade de ensino da EST, Prof.ª Dra. Samantha Pinheiro, além de todo o corpo docente do curso e dos estudantes selecionados.

O curso, promovido por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), será coordenado pela Prof.ª Dra. Andreza Bastos Mourão, da EST. Segundo ela, a proposta do curso é oferecer melhoria contínua dos processos industriais e desenvolver soluções inovadoras com foco na indústria 4.0, visando promover, de forma eficiente, o aumento da competitividade industrial, agregar valor e ampliar a base tecnológica do desenvolvimento de produtos e serviços, por meio da inovação.

O curso está organizado em 10 disciplinas e será ofertado aos sábados, no período diurno, das 8h às 17h, incluindo o intervalo para almoço.