X Simpósio Lasera debate o ensino de Ciências e Matemática, na ENS/UEA

“O conhecimento técnico é fundamental para que sejam alcançados avanços significativos no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem da universidade”. A avaliacao é do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, durante a abertura do X Simpósio Lasera Manaus 2023. O evento iniciou nesta quinta-feira (16/11), no auditório da Escola Normal Superior (ENS).

O evento, que tem o apoio do doutorado em Educação em Ciências e Matemática da UEA, seguirá até amanhã (17/11) e contará com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e grupos de pesquisa afins à temática do ensino de ciências e matemática.

“O Lasera está de parabéns. É um evento consolidado. Pensar a educação é importante, e agir é ainda mais importante para o processo de formação. Para facilitarmos, cada vez mais, esse processo, precisamos implementar as novas tecnologias em nosso dia a dia dentro das salas de aula. É uma discussão que precisa ser incentivada”, comentou o reitor da UEA.

Sobre o X Simpósio Lasera Manaus 2023

O simpósio é promovido pela Latin American Science Education Research Association e busca propiciar o debate, a reflexão e a divulgação de pesquisas científicas acerca da temática vinculada a alternativas inovadoras para o ensino de ciências e matemática entre pesquisadores de diversas instituições de pesquisa em educação do país.

Nesta edição, o simpósio tem como tema “Educação em ciências, tecnologia, artes e matemáticas (Steam) e a identidade docente na Amazônia”. Serão realizadas palestras, oficinas, apresentação de banners e comunicação oral. A coordenadora local do Lasera, Prof.ª Dra. Ercila Monteiro, explicou que, ao longo de dez anos, o grupo tem atuado na construção de uma comunidade científica que acompanha o evento. “O Lasera ajuda a promover as ciências na região, especialmente no estado do Amazonas. Por isso, é uma alegria imensa fazer parte desse processo”, pontuou.

Representando o diretor da ENS/UEA, Prof. Dr. Otávio Rios, o coordenador de Qualidade da unidade, Prof. Dr. Márcio dos Santos, comentou que eventos como o Lasera são muito significativos, pois fortalecem, cada vez mais, os processos formativos. “A ampliação do conhecimento e a formação de professores têm tudo a ver com os nossos objetivos. Estamos pensando na educação do futuro, colocando as novas tecnologias em destaque durante esse processo”, comentou.

Ao longo da programação, será discutida a formação inicial de professores na Amazônia, os projetos Steam e as relações estabelecidas com a escola, no ensino nas grandes áreas de educação em ciências, particularmente em física, química, biologia, ciências naturais e matemática.

Texto e fotos: Daniel Brito/Ascom UEA

EditalEditalEditalEdital