Nesmau/UEA realiza workshop sobre lei 10.639/03 e Dia Nacional da Consciência Negra

O encontro ocorre hoje, às 19h, na sala 8. Objetivo do workshop é entender sobre o processo histórico de luta e refletir a respeito da lei que completou 20 anos de implementação em janeiro

Acadêmicos do curso de Licenciatura em História mediado por Tecnologia, do Núcleo de Ensino Superior de Maués da Universidade do Estado do Amazonas (Nesmau/UEA), realizam, nesta sexta-feira (10/11), o Workshop intitulado como “Reflexões sobre a lei 10.639/03 e o Dia da Consciência Negra”. O encontro será às 19h, na sala 8, da própria universidade.

O diálogo será mediado pela professora Maria de Jesus do Carmo e acadêmicos do curso de Licenciatura em História Mediado por Tecnologia do Nesmau/UEA. Eles irão utilizar material teórico e prático para aplicação de um plano de ação pedagógico nas escolas de ensino básico, no município de Maués, visando estimular a práxis da pesquisa, a valorização e conscientização de lutas e resistências dos povos africanos e afrodescentes. Essas atividades buscam conscientizar o público em geral sobre a importância para uma sociedade mais justa e igualitária.

Lei 10.639/03 – Busca uma reparação histórica, a construção de um país com maior responsabilidade social e um futuro de maior representatividade racial e gira em torno da educação que é a base para a mudança e percepção histórica e social sobre a temática. Partindo desse pressuposto, o Dia Nacional da Consciência Negra tem um papel fundamental de reflexão dentro das escolas e sociedade em geral. Este ano, em janeiro, a lei completou 20 anos de implementação. Por isso é importante o diálogo de tê-la na legislação como um documento que valoriza a memória daqueles que nessa terra, Brasil, chegaram e lutaram por sua liberdade e conquistas adquiridas com o passar do tempo.

Texto: Paloma Fernandes/Ascom UEA