Acadêmicos do curso de Licenciatura em História mediado por Tecnologia, do Núcleo de Ensino Superior de Maués da Universidade do Estado do Amazonas (Nesmau/UEA), realizam, nesta sexta-feira (10/11), o Workshop intitulado como Reflexões sobre a lei 10.639/03 e o Dia da Consciência Negra”. O encontro será às 19h, na sala 8, da própria universidade.
O diálogo será mediado pela professora Maria de Jesus do Carmo e acadêmicos do curso de Licenciatura em História Mediado por Tecnologia do Nesmau/UEA. Eles irão utilizar material teórico e prático para aplicação de um plano de ação pedagógico nas escolas de ensino básico, no município de Maués, visando estimular a práxis da pesquisa, a valorização e conscientização de lutas e resistências dos povos africanos e afrodescentes. Essas atividades buscam conscientizar o público em geral sobre a importância para uma sociedade mais justa e igualitária.
Lei 10.639/03 Busca uma reparação histórica, a construção de um país com maior responsabilidade social e um futuro de maior representatividade racial e gira em torno da educação que é a base para a mudança e percepção histórica e social sobre a temática. Partindo desse pressuposto, o Dia Nacional da Consciência Negra tem um papel fundamental de reflexão dentro das escolas e sociedade em geral. Este ano, em janeiro, a lei completou 20 anos de implementação. Por isso é importante o diálogo de tê-la na legislação como um documento que valoriza a memória daqueles que nessa terra, Brasil, chegaram e lutaram por sua liberdade e conquistas adquiridas com o passar do tempo.
Texto: Paloma Fernandes/Ascom UEA