Projeto de extensão da UEA, LET leva peça para alunos da zona Oeste de Manaus

Apresentação será às 8h, na Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt

Na terça-feira (21/11), o projeto de extensão Leitores de Espetáculos Teatrais (LET), da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), continua a celebração de 10 anos de atividades e, desta vez, será na zona Oeste de Manaus, para estudantes da Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt, no bairro Nova Esperança.

Na ocasião, a Companhia de Teatro Pintando o 7 encenará o espetáculo infantil Dona Batata com a atriz Rosa Malagueta e os atores Wallace Abreu, Branco Souza e Cleciano Cardoso.

O LET provoca o campo da mediação teatral, objetivando investir nas relações entre leitores e leituras para entender os códigos presentes nas obras artísticas apresentadas para a comunidade escolar, na finalidade da análise dos próprios estudantes daquilo que é levado à cena, com posterior diálogo com os artistas convidados do projeto.

Em 2023, o projeto completa dez anos de convivência com as comunidades escolares e artísticas do Amazonas, somando 16 escolas públicas participantes, 27 espetáculos (lidos), 12 espaços culturais, culminando em 8 artigos de registros e memórias de experiências do LET.

Para a coordenadora do LET, a professora Eneila Santos, esse é um programa que merece longevidade pela importância de seu alcance na transversalidade dos conteúdos da escola com a prática teatral. \\\\\\\”Estudantes são estimulados (as) a ler, refletir, entender e avaliar as experiências teatrais, aprimorando o seu diálogo com as obras a partir dos mergulhos possíveis em cada uma de suas etapas, dentro e fora da escola\\\\\\\”, resumiu Eneila.

Dona Batata

O espetáculo infantil Dona Batata realizou uma apresentação recente no 17º Festival de Teatro da Amazônia e conta a história de Duda e Marquinhos que, após receberem um castigo do pai, terão que passar as férias indo à biblioteca. Mas o problema não são os livros e, sim, a bibliotecária dona Ângela, popularmente conhecida entre os pequenos como Dona Batata. Sem ter como fugir do castigo, Duda e Marquinhos terão que encarar a vilã em uma grande aventura.