Comissão de docentes do PPGLA/UEA inicia Missão Internacional em universidades portuguesas

Intuito da missão é consolidar ações de internacionalização no âmbito dos convênios e projetos entre as instituições envolvidas

Uma comissão formada por professores do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA) iniciou, nesta quarta-feira (22/11), uma série de atividades e encontros em universidades portuguesas com o intuito de planejar e consolidar ações de internacionalização no âmbito dos convênios e projetos entre as instituições envolvidas.

Constituem a comissão o coordenador do PPGLA, Prof. Dr. Allison Leão; o vice-coordenador, Prof. Dr. Márcio Páscoa; além das professoras Dras. Renata Rolon e Luciane Páscoa e do Prof. Dr. Mário Trilha. A programação iniciou com uma reunião de planejamento com o vice-reitor da Universidade de Aveiro (UA), Dr. Arthur Manuel Soares da Silva, a Dra. Ana Margarida Ramos, diretora do Departamento de Línguas e Culturas da UA, e Dra. Maria Manuel Baptista, diretora do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas. Esteve em pauta, entre outros temas, a mobilidade acadêmica entre docentes e discentes do PPGLA e da UA, bem como a possibilidade de projetos de pesquisa em parceria e outras formas de cooperação bilateral.

Essas ações estariam vinculadas ao acordo de cooperação já firmado entre as instituições. Da parte da UEA, a Prof.ª. Dra. Renata Rolon coordena o convênio. Nos próximos dias, ainda na UEA, a comissão participará da reunião de trabalho com coordenadores dos subgrupos da área de Estudos Literários.

Além disso, os membros da comissão apresentarão trabalhos no Congresso Internacional entre Restos e Rastos: ficções do arquivo, arquivos na ficção, além de conferências no Museu de Aveiro e concerto na Igreja das Carmelitas. Depois das atividades em Aveiro, a comissão segue para Lisboa para a segunda parte da missão, desta vez na Universidade de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa. A missão internacional é financiada pela UEA, pela Fundação de Amparo à Pesquisa – por meio do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) – e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad).

EditalEdital