Em Itacoatiara, UEA realiza XVI Semana de Informática

O evento ocorreu no período de 21 a 23 de novembro de 2023

No período de 21 a 23 de novembro de 2023, o Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (Cesit/UEA) realiza a XVI Semana de Informática (Seminfo), com o tema “Computação para o Desenvolvimento Humano e Sustentável na Amazônia: Ciência, Tecnologia e Educação”. A atividade ocorre no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

A abertura foi marcada pela palestra da Prof.ª Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que abordou “TI e sustentabilidade: profissionais aptos para os empregos verdes.” A programação incluiu mesas-redondas, minicursos, sessões técnicas, mostras de trabalhos, maratona de programação, game jams e rodas de conversa.

O Prof. Dr. João da Mata Libório Filho, coordenador do curso de Licenciatura em Computação do Cesit, ressaltou a importância do evento, destacando que a Seminfo já é uma data fixa no calendário anual do curso. Ele enfatizou a urgência da inserção da Computação na educação básica, considerando sua integralidade ao cotidiano.

O evento encerra-se hoje, dia 23, com a mesa-redonda que discute a Interseções da Computação com o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. O coordenador do evento, Prof. Dr. Kléber Padovani de Souza, disse que este ano o evento está muito focado nos objetivos de desenvolvimento sustentável, alinhado com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.