Aula Magna marca início do Dinter em Enfermagem entre UEA e UFSC

O evento ocorreu Aula magna marca início do Dinter em Enfermagem entre UEA e UFSC

Nesta terça-feira (21/11), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou a Aula Magna que marcou o início da 2ª turma do curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Enfermagem, fruto da parceria entre a UEA e a Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC). A solenidade ocorreu no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).

A aula inaugural foi ministrada pela Prof.ª Dra. Patrícia Kuerten Rocha, com o tema “E agora? Qual minha perspectiva enquanto futuro pesquisador?”. A turma do Dinter 2023 é formada por 22 enfermeiros.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, expressou gratidão pela colaboração com a UFSC, enfatizando os resultados expressivos alcançados com o Dinter. Destacou, também, o compromisso conjunto em fortalecer o ensino e a pesquisa na área, reconhecendo o papel dos professores nesse processo.

“A UFSC é uma parceira de longa data. Essa é mais uma demonstração do nosso compromisso em qualificar os nossos docentes. Nossa expectativa é que os resultados continuem sendo ainda mais significativos para o curso de Enfermagem e para a UEA. Estou extremamente contente e satisfeito com o início de mais uma turma”, disse.

O coordenador local do Dinter em Enfermagem e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, destacou que o fortalecimento da pós-graduação em Enfermagem contribui, cada vez mais, para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um momento de saudar todo o compromisso assumido por essa gestão com a Enfermagem. Há diferenças entre a primeira e a segunda turma. São novos investimentos. É um novo curso com perfil de internacionalização, com potencialização da publicação em grandes periódicos e, principalmente, na integração Norte-Sul, com estabelecimento de redes de solidariedade, com vistas para a produção de conhecimento”, pontuou.

Estiveram presentes, também, a vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia do Nascimento Couceiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac; o coordenador de Qualidade da ESA/UEA, Prof. Dr. Manoel Luiz Neto; o coordenador pedagógico do Dinter, Prof. Dr. José Luís Guedes; e a coordenadora do Dinter pela UFSC, Prof.ª Dra. Mara Ambrosina de Oliveira Vargas.

Texto e fotos: Jonas Coelho/Ascom UEA