UEA lamenta o falecimento de Ennio Candotti

Pesquisador faleceu na quarta-feira (6/12), aos 81 anos

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu com pesar a notícia do falecimento do físico e diretor fundador do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti, aos 81 anos. Ele foi um expoente da pesquisa brasileira, diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e um importante parceiro da UEA em diversos projetos, principalmente no Musa.

Ennio Candotti, além de sua contribuição à ciência, destacou-se como professor e exerceu papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da UEA. Como professor da universidade, de 2009 a 2012, participou de muitos eventos, incluindo cursos, mesas-redondas e projetos. Foi reconhecido no meio acadêmico e científico por incentivar a aproximação dos jovens com a ciência e tecnologia.

Em 2021, como diretor do Musa, assinou um termo de cooperação com a UEA para a união de esforços acadêmicos, técnicos e científicos para a realização de ensino, pesquisa e extensão, considerando as áreas de conhecimento e interesse da instituição.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, expressa suas condolências. “A comunidade acadêmica da UEA está profundamente entristecida com o falecimento do professor Ennio Candotti. Sua trajetória deixou marcas na ciência e na educação na Amazônia. A UEA perde não apenas um parceiro, mas um visionário que dedicou sua vida ao avanço do conhecimento e à preservação da nossa biodiversidade”, finalizou o reitor.

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Candotti tornou-se uma referência na área do conhecimento científico. Seu legado inclui a criação do Museu da Amazônia, em 2009, um marco importante para a preservação e divulgação da biodiversidade da região.