Parfor/UEA participa do IX Encontro Nacional das Licenciaturas

Participaram da programação acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Parfor/UEA, em Nova Olinda do Norte

Quatro trabalhos científicos desenvolvidos por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (Parfor/UEA) foram aprovados no IX Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic). O evento, realizado na Universidade do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, aconteceu entre os dias 6 e 8 de dezembro.

O encontro aconteceu simultaneamente ao VIII Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, com o tema Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais.

Participaram da programação acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Parfor, em Nova Olinda do Norte. As pesquisas apresentadas são voltadas para área da educação no município, com os seguintes temas: “Formação docente: experiências do Parfor no município de Nova Olinda do Norte, Amazonas”, de autoria de Janilson Miranda; Experiências do uso de filmes no ensino fundamental por professores de Nova Olinda do Norte (Amazonas), de Ester Castro da Silva; Material didático reciclável na prática docente: uma realidade factível para professores de Nova Olinda do Norte (Amazonas), de Daila Jussara Lemos; e Interface entre os saberes populares e as atividades didáticas realizadas por professores de Nova Olinda do Norte (Amazonas), apresentada por Cristiney Alagoas.

Segundo as professoras Luciane Souza e Silvia Sampaio, coordenadoras do Parfor/UEA, a participação do programa no evento é uma grande janela de oportunidade para os acadêmicos do interior do estado, possibilitando a interação com outros professores de diferentes instituições de ensino, por meio da troca de experiências acadêmicas e profissionais.