UEA realiza nova edição do Ópera Delivery

Sucesso de público e crítica, o projeto de extensão visa aproximar a comunidade e desmitificar a ópera. Para participar, basta inscrever-se no link da matéria. A programação segue até o dia 19 de dezembro

Com a proposta de levar ópera até a casa dos moradores de Manaus, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA) realiza a nova edição do projeto Ópera Delivery. A programação cultural iniciou no dia 14 e segue até o dia 19 de dezembro, de 12h às 14h. A ação faz parte do projeto “Ópera Studios”, projeto de extensão universitário da (UEA) que visa democratizar e criar acesso à sociedade manauara ao repertório erudito por meio de árias cantadas na sala da casa dos amazonenses.

Como participar

O projeto Ópera Delivery é coordenado pela Prof.ª Dra. Duany Parpinelli e pelos professores Dr. Taciano Soares e Me. Francis Madson. Para participar e ter a experiência imersiva da ópera na sua casa, os interessados devem realizar a inscrição por meio do formulário no link abaixo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6aY2-2DqshoO_N989p3TWQaEniPKf7VEzgi1S4m2kpI0kLA/viewform

Taciano Soares, docente do curso de Teatro, explica que o objetivo é unir a linguagem do canto erudito e a população manauara para dirimir distâncias que impeçam as pessoas de acompanhar a diversidade das manifestações artísticas produzidas na cidade de Manaus e, principalmente, as produções realizadas pela UEA. Além de desmitificar que a ópera é feita apenas para o público elitista.

“O projeto Ópera Studio já tinha realizado outras vezes o Ópera Delivery e sempre foi muito solicitado para que possamos fazer pequenos números e visitas à casa das pessoas e às comunidades. Então, ficamos felizes porque é uma forma de a extensão se aproximar da população para além do que já é de fato feito, que é a abertura do espaço dentro da Esat onde são realizadas atividades de canto e canto lírico. Somos uma aproximação muito importante do campo das artes com a sociedade”, destaca o Prof. Dr. Taciano Soares.

A iniciativa da edição prevê que, após manifestação voluntária da comunidade, trechos das obras de Mozart como “As bodas de Fígaro” e “Così fan tutte”, sejam encenados dentro das casas das pessoas ou mesmo em espaços comunitários. “Cada vez mais, a gente tem tentado construir dentro do projeto, apresentando obras e releituras de obras. Fizemos isso este ano com “Così fan tutte”, no Teatro da Instalação e no Teatro Gebes Medeiros. Porém, uma releitura muito mais teatralizada, mantendo o registro musical na criação de Mozart e aproximando muito mais o espectador”, complementou.

Sobre o Ópera Delivery

Criado no ano de 2018, sendo um sucesso de público e crítica na estreia, o Ópera Delivery foi executado em casas, hospitais, instituições e escolas. A ação ocorreu paralelo ao 21º Festival Amazonas de Ópera (FAO), tornando-se, na época, destaque na imprensa internacional e local.

Texto: Valcinei Cunha/ Ascom UEA

EditalEdital