UEA inicia Colônia de Férias da Escola do Meio Ambiente neste sábado (6/01)

A programação acontecerá aos sábados e visa sensibilizar sobre a questão ambiental, por meio de atividades versando sobre temas transversais a fim de contribuir para a formação dos alunos da educação básica.

O projeto de extensão Escola do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inicia neste sábado (6/1), às 8h, a nova edição da Colônia de Férias. As atividades acontecerão no período de 6 de janeiro a 17 de fevereiro, na Escola Normal Superior (ENS), localizada na avenida Djalma Batista, nº 2.470, Chapada.

No total, foram disponibilizadas 120 vagas gratuitas para estudantes do ensino fundamental e 120 vagas para alunos do ensino médio. As inscrições foram efetivadas por meio de formulário on-line no mês de novembro. O projeto integra o Programa de Educação Ambiental na Extensão Universitária (Peaeu) e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão Universitária (Padex) da UEA.

A colônia visa a sensibilização da questão ambiental, por meio de atividades versando sobre temas transversais a fim de contribuir para a formação de alunos da educação básica da rede de ensino de Manaus. Serão realizados jogos, vivências com o meio ambiente, competições, gincanas, reforço para a prova Brasil e vestibulares.

As atividades serão desenvolvidas por professores, monitores e egressos que, como voluntários, participam da avaliação das atividades planejadas, sob a coordenação da Prof.ª Dra. Elizabeth da Conceição dos Santos (ENS/UEA). Ao final da colônia de férias, os alunos inscritos recebem certificado de participação, que será entregue no dia 17 de fevereiro, término da programação, às 12h. Para a confecção dos certificados de participação é obrigatória a entrega das cópias da certidão de nascimento ou da carteira de identidade.

Temas da Colônia de Férias

Os temas transversais evidenciarão as problemáticas globais, nacionais e regionais. Entre os temas globais, a escola abordará “Consumismo e lixo: produção de bens x Consumo x Destino de resíduos”, que será ministrado por Iago Corrêa Batista aos alunos do ensino fundamental, e “Fome: produção de alimentos no mundo”, que será ministrado por Jovana Sales Cardoso.

Os nacionais abordarão sobre “Violência e criminalidade no contexto brasileiro: causas e consequências”, ministrado por Milena da Silva Bentes para alunos do ensino médio. E para alunos do ensino fundamental, um dos assuntos escolhidos foi “Poluição do ar: doenças respiratórias e sistema de saúde”, ministrado por Yasmin Laranjeira Santos.

Os regionais abordarão temas como “Doenças tropicais negligenciadas”, ministrado por Esau Emanuel Carvalho Barros, para os alunos do ensino fundamental, e “Secas e enchentes na Amazônia”, um dos temas escolhidos para os alunos do ensino médio, que será ministrado por Suzana Júlia de Queiroz Lira.

Texto: Valcinei Cunha/Ascom UEA