Parceria: Reitor da UEA recebe diretor-geral do novo CBA

Além da UEA e Fuea, o IPT e a Fipt atuarão na gestão estratégica, tática e operacional do CBA

Para fortalecer a parceria entre as instituições, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, recebeu, nesta sexta-feira (05/01), o diretor-geral do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Márcio Miranda. Em 2023, a UEA foi proclamada como uma das gestoras técnicas do CBA, tendo como parceira e gestora financeira do CBA, a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea), escolhida pelo Ministério da Economia (ME).

Durante a reunião, o reitor da UEA destacou a importância da parceria e afirmou que o objetivo do consórcio é fazer com que o CBA incentive e impulsione a economia do Amazonas, por meio da bioeconomia, e seja um núcleo de atração de investimentos para promover atividades econômicas de produção, fomentando a produção, distribuição e consumo de bens e serviços provenientes de recursos da sociobiodiversidade.

“É uma satisfação muito grande saber que a UEA faz parte desse consórcio e contribui para que essa parceria realmente seja efetiva. Esse sempre foi o nosso objetivo, buscar com que essa união institucional se consolidasse, que a UEA pudesse fazer parte desse projeto, não só pelo nome e o papel, mas que pudesse participar da função dessas questões com os nossos pesquisadores, com os nossos colaboradores, integrando isso com a própria catedral de infraestrutura que o CBA oferece. Estamos pensando estrategicamente no desenvolvimento do Estado, ou mesmo no desenvolvimento da pesquisa na área da biotecnologia. Essa é uma das mais importantes participações da UEA em um chamamento público”, ressaltou o reitor.

O diretor-geral do CBA, Márcio Miranda, acrescentou dizendo que a formação e a consolidação do consórcio, fortalece a construção do novo CBA. “Se estivéssemos sozinhos nesse ambiente tão sofisticado de inovação, teríamos menos chances de sucesso. Com a força de uma universidade e de uma fundação, nós ampliamos a chance de sucesso. Estamos muito felizes em fazermos esse arranjo entre a UEA, FUEA e o CBA. Agora somos um só. O Centro de Biotecnologia só dará certo se funcionarmos de forma colaborativa”, finalizou Márcio.

Além da UEA e Fuea, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (Fipt) irão atuar na gestão estratégica, tática e operacional do CBA. O novo CBA foi concebido e alinhado com os atores locais (entre eles a universidade, governo, setores produtivos e sociedade civil organizada) para ter condições de contribuir na transformação do potencial da biodiversidade amazônica, gerando emprego e renda para a região.

Participaram também do encontro a vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, o Pró-reitor de Interiorização da UEA, Prof. Dr. Valber Martins, o Pró-reitor de Planejamento da UEA, Prof. Dr. Isaque Souza, o Pró-reitor de Administração da UEA, Prof. Dr. Nilson Oliveira, a Prof.ª Dra da UEA e diretora de bionegócios do CBA. Andréa Lanza, além do diretor administrativo e financeiro da FUEA, Carlos Henrique, e do consultor jurídico da FUEA, Antônio Oliva.

EditalEditalEdital