Aluno da UEA confecciona mapa direcionado a políticas públicas em Tabatinga

O mapa de localização foi desenvolvido por meio do projeto de extensão "Comunidade no Mapa", da universidade

Com o objetivo de mapear as comunidades ribeirinhas e indígenas, o Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA), desenvolveu um mapa de localização voltado a políticas públicas do município.

Jakson Júnior Reis Ataíde, do 6° período de Licenciatura em Geografia, foi o responsável pela confecção do material por meio do projeto de extensão intitulado “Comunidade no Mapa”. A finalidade do trabalho é mapear as comunidades ribeirinhas e indígenas do município de Tabatinga, a cerca de 1.108 quilômetros de Manaus.

O material cartográfico foi desenvolvido para servir de subsídio ao planejamento e execução de políticas públicas. Ele é fruto de demanda posta em reunião pela Defesa Civil do munícipio, em parceria com o Núcleo de Estudos Socioambientais do Amazonas (Nesam).

O referido projeto de extensão é coordenado pelos professores Jonas Dias, Rony Iglecio e Reginaldo Conceição do (Cestb/UEA). Segundo eles, a confecção do mapa foi importante para suprir a falta de instrumentos e materiais que possibilitassem condições para o avanço de políticas públicas em Tabatinga.

Após a criação, exemplares do mapa de localização foram distribuídos e entregues junto a órgãos públicos, Defesa Civil, Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Solimões, Secretaria de Planejamento e Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa do projeto “Comunidade no Mapa” fortalece vínculos institucionais entre a UEA e Tabatinga.

Texto: Valcinei Cunha/Ascom UEA